Europa precisa instalar 14 mil novos carregadores por semana até 2030

É o necessário para atingir metas estabelecidas, diz estudo; Ritmo atual é de 2 mil por semana.

A ACEA, Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (uma espécie de Anfavea da região) está pedindo a todos os países da União Europeia que intensifiquem “urgentemente” os investimentos em infraestrutura de recarregamento de carros, vans, caminhões e ônibus elétricos.

A associação argumenta que “a indústria automobilística já está colocando no mercado centenas de modelos de veículos de baixa e zero emissão, mas há sérias preocupações com a lenta implantação da infraestrutura necessária para carregar e reabastecer esses veículos”.

Segundo os cálculos da ACEA enquanto as vendas de carros eletrificados (incluindo híbridos plug-in) aumentaram 10 vezes nos últimos cinco anos, atingindo 1,7 milhão de unidades no ano passado (participação de 18% do mercado total), o número de carregadores públicos na região cresceu ‘só’ 2,5 vezes no mesmo período.

Apoiada em uma nova pesquisa da consultoria McKinsey a ACEA calcula serem necessários até 6,8 milhões de pontos de recarga públicos em toda União Europeia até 2030 para atingir a redução proposta de 55% de CO2 para automóveis de passeio. Só que esse número é quase o dobro do apresentado pela Comissão Europeia na proposta do chamado Regulamento da Infraestrutura de Combustíveis Alternativos, em negociação no Parlamento Europeu.

Por essas contas isso significa que até 14 mil pontos de carregamento públicos para todos os tipos de veículos elétricos precisariam ser instalados na região todas as semanas até 2030 (!). O ritmo atual é de menos de 2 mil por semana (o que não deixa de causar certa inveja a nós, sulamericanos).

Você pode pensar que isso não vai acontecer principalmente porque essa coisa custaria uma montanha de dinheiro. Mas, também segundo os cálculos da ACEA, “embora sejam necessários investimentos consideráveis ​​no início, eles representam apenas uma fração do total de investimentos em projetos de infraestrutura comparáveis ​​– e trariam enormes benefícios ambientais”. A pesquisa aponta que os custos para avanço da infraestrutura de carregamento público são de € 8 bilhões ao ano. Sabe quanto isso é perto do investimento aplicado em redes de internet 5G e de alta velocidade na UE no mesmo período? Apenas 16%.

A ACEA ainda aproveitou para lembrar que os locais, o espaço e os níveis de potência necessários para a infraestrutura de veículos elétricos pesados ​​são bem diferentes daqueles de carros de passeio. Também segundo a pesquisa caminhões precisarão de 279 mil pontos de carregamento até 2030, mas 84% deles ​​estarão em hubs de frota. Os pontos restantes serão predominantemente públicos, sejam com carregadores rápidos ao longo de estradas (36 mil) ou pontos de carregamento noturno (9 mil).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s