Márcio de Lima Leite é o novo presidente da associação para o mandato 2022-2025

O novo presidente da Anfavea, associação que reúne as montadoras no Brasil, Márcio de Lima Leite (vice-presidente de assuntos jurídicos, tributários e de relações institucionais da Stellantis), foi apresentado oficialmente em coletiva à imprensa realizada nesta segunda-feira (2/5) em São Paulo. Ele presidirá a associação até 2025.
Durante o evento ele afirmou que “todas as montadoras irão para os elétricos, é inevitável”, acrescentando ainda um “e que bom que assim o seja”, referindo-se à busca da indústria automotiva pela descarbonização.
Falando especificamente da indústria brasileira dentro deste contexto, o novo presidente da Anfavea entende que “temos que estar no estado-da-arte [da tecnologia]”, mas lembrou que os elétricos “ainda são caros para o mercado de massa”.
No entendimento de Lima o Brasil, quando comparado com outros mercados mundiais, “vai ter um momento diferente” para a maior expansão dos elétricos no mercado, ainda que entenda que “isso já está acontecendo” por aqui.
Porém ele reforçou que “a solução brasileira do etanol deve ser trabalhada com um olhar atento. Ela não é um atraso e temos muito a evoluir”. Segundo o dirigente da Anfavea o mercado brasileiro conviverá em breve com uma mistura de soluções tecnológicas, mesclando modelos elétricos, híbridos plug-in, híbridos flex fuel e modelos a combustão a etanol. “Vamos apresentar soluções que outros países não têm.”
A nova diretoria tem ainda Marina Willisch como 1ª. vice-presidente (primeira mulher a ocupar esse cargo), Gustavo Bonini como vice-presidente tesoureiro e Antônio Calcagnotto como vice-presidente secretário.