Elétricos e híbridos já dominam 44% do mercado europeu em 2022

Enquanto participação destes modelos sobe, a de veículos a gasolina e diesel só cai

Os veículos elétricos e híbridos estão avançando fortemente no mercado europeu, e já incomodam para valer os modelos a combustão. Segundo dados da ACEA (a Anfavea da União Europeia) divulgados neste começo de maio, a soma das vendas de veículos elétricos, híbridos plug-in e híbridos no primeiro trimestre de 2022 chegou a 44% das vendas totais.

Só os elétricos a bateria quase duplicaram sua participação de mercado no primeiro trimestre de 2022 na comparação com o mesmo período de 2021, chegando agora a 10% de todas as vendas – e ainda ultrapassando os híbridos plug-in, com 9% do mercado. As vendas de elétricos por lá aumentaram nada menos do que 53,4% na comparação com o mesmo trimestre do ano passado, totalizando 224 mil unidades.

Enquanto isso os veículos movidos a diesel e gasolina continuaram a perder fatia de mercado, mesmo que somados ainda representem a maior parcela das vendas, 53% – gasolina tem 36% e diesel 17%.

Muitos mercados da Europa registraram avanços percentuais de três dígitos nas vendas de modelos 100% elétricos, com a Romênia, registrando o maior crescimento, de absurdos 408%. Dos quatro maiores mercados da região a Espanha registou o aumento mais acelerado, 110%, seguida de França, 43%, e Alemanha, 29%. A Itália foi o único mercado da UE a registrar queda nas vendas de BEVs, de 15%.

Os registros de híbridos plug-in (PHEVs) caíram 5,3% em toda a União Europeia durante o primeiro trimestre do ano, mas mesmo assim ainda aumentaram sua participação de mercado devido à queda nas vendas de carros a gasolina e diesel. O desempenho dos PHEVs variou nos quatro principais mercados da região: Alemanha e França registraram quedas de 13% e 6%, respectivamente, enquanto Espanha e Itália cresceram 46% e 19%, respectivamente.

Só que com 563 mil carros vendidos de janeiro a março (!!) os híbridos (HEVs) foram o tipo de veículo mais vendido depois dos gasolina em termos de volume, com aumento de 5,3%. Com exceção da Itália, -6%, todos os principais mercados da Europa cresceram nesse segmento. No geral a participação destes modelos nas vendas totais foi de expressivos 25%.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s