Vendas de eletrificados no Brasil sobem e já são 2,5% do mercado total

Foram quase 13 mil unidades comercializadas de janeiro a abril deste ano

O mercado brasileiro continua muito bom para os veículos híbridos e elétricos. Dados da Anfavea divulgados na terça-feira (10) mostram que foram vendidos no primeiro quadrimestre de 2022 nada menos do que 12.991 unidades de automóveis e comerciais leves eletrificados. No mesmo período do ano passado foram 7.290, ou seja, um forte avanço de 78% (no mesmo intervalo o mercado geral caiu quase 23%).

Separadamente os elétricos venderam de janeiro a abril 1.752 unidades. No mesmo período do ano passado foram só 429, ou seja, avanço de 308%. Para ilustrar o quanto esse aumento está sendo rápido e notável, apenas neste último mês de abril foram vendidos no País mais elétricos do que em todo o primeiro quadrimestre do ano passado (461 contra 429). E isso porque abril nem foi o melhor mês do ano para os elétricos até agora, posto que está com março, com 517 unidades vendidas.

Já os híbridos venderam 11.239 unidades até agora no País, de janeiro a abril, sempre de acordo com a Anfavea. No mesmo intervalo do ano passado foram 6.861, ou seja, alta de 64%.

Com isso a participação de veículos eletrificados no total de vendas de automóveis e comerciais leves no Brasil de janeiro a agosto chegou a 2,5%, sendo que no primeiro quadrimestre de 2021 essa participação foi de 1,7%. Isoladamente os elétricos responderam por 0,3% do mercado total no acumulado de 2022 e os híbridos por 2,2% (há um ano, 0,1% e 1.6%, respectivamente).

Apenas para quantificar de outra forma, buscando demonstrar a importância desse movimento no mercado brasileiro, se os veículos eletrificados fossem uma marca teriam vendido no País, de janeiro a abril, tanto quanto a Caoa Chery (que alcançou 2,5% de participação de mercado, segundo dados da Fenabrave), ficando assim na décima posição do ranking das marcas mais vendidas.

Dentro do mesmo exemplo os eletrificados teriam vendido, ainda, mais que a Peugeot (2,4% de participação de mercado no mesmo período), Citroën (1,2%), Mitsubishi (1,1%) e Ford (1%).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s