Volume deve saltar de 6,6 milhões de unidades em 2021 para 20,6 milhões em 2025
Um estudo da BloombergNEF divulgado recentemente aponta que as vendas globais de veículos plug-in mais do que triplicarão até 2025, saindo de um volume de 6,6 milhões de unidades no ano passado para 20,6 milhões em mais três anos.
E diferentemente do que se possa imaginar o maior volume deste total será de veículos 100% elétricos e não de híbridos plug-in, segundo o estudo. Em 2025, de acordo com a pesquisa, os veículos plug-in representarão 23% das vendas globais, sendo que os elétricos puros serão três quartos deste índice. “Os híbridos plug-in não terão um ganho significativo de mercado fora da Europa, e terão seu pico de vendas já em 2026 [passando a cair depois disso]”, afirma a análise da Bloomberg.
O estudo indica ainda que juntos Europa e China representarão 80% das vendas globais de elétricos em 2025, com outros mercados observando uma adoção “muito mais lenta” deste tipo de veículo. Para os Estados Unidos a previsão é a de que as vendas de elétricos comecem a subir com maior fôlego a partir de 2023, mas até 2025 representarão somente 15% do volume global.
Para os autores da pesquisa os custos das baterias não devem cair nos próximos anos, mas isso não influenciará o mercado de elétricos pois os mesmos motivos que estão levando a este cenário – inflação, guerra e questões cambiais – estão também forçando os preços da gasolina e do diesel para cima a um nível recorde, aumentando o interesse do consumidor pelos elétricos. “Além disso os veículos a combustão interna estão se tornando mais caros para produzir”, afirma a publicação.
Assim, a participação de mercado dos elétricos na China e na Europa até 2025 deverá beirar os 39%, mas em alguns dos principais mercados do velho continente, como Alemanha, França e Inglaterra, deverá ser ainda maior, variando entre 40% e 50%.
Para acessar o estudo completo basta clicar neste link: https://about.bnef.com/electric-vehicle-outlook/.