Fabricação nacional do modelo eO500U começa no fim desse ano em São Bernardo do Campo

A Mercedes-Benz está empolgada com o potencial do mercado brasileiro de ônibus elétricos. Walter Barbosa, diretor de vendas e marketing ônibus, declarou nesta quarta-feira (13/7) que a montadora prevê mercado de 3 mil unidades por aqui até o fim de 2024. Como referência, a projeção da fabricante para todo o mercado de ônibus nacional neste ano vai de 17 mil a 21 mil unidades.
De acordo com o executivo o maior mercado deverá ser a cidade de São Paulo, que já demonstrou interesse em adquirir pelo menos 1 mil ônibus elétricos. “As negociações estão avançadas”, afirmou Walter. A previsão da Mercedes, entretanto, indica chegar a até 2,6 mil unidades na capital paulista.
Outra cidade com bastante potencial, na leitura da Mercedes-Benz, é São José dos Campos, no Vale do Paraíba, SP. Ali a fabricante calcula comercialização de até 350 unidades, ou quase 100% da frota total do município, hoje abastecida com diesel. “Talvez não consigamos trocar tudo, mas pelo menos uma boa parte”, reconhece o executivo. Curitiba, Campinas e Goiânia também tem estimativa acima de uma centena de unidades.
Walter, porém, admite que essa projeção total é otimista e não deixa de misturar um pouco o que é demanda real e o que é desejo das prefeituras: “Pode ser que não aconteça tudo”. Mas deixa claro que “o importante é que esse ano [2022] é o começo. Até então havia somente o blá-blá-blá, mas agora saiu do papel, os negócios começaram efetivamente a acontecer. Ano que vem já será um volume bem maior, próximo de 1 mil unidades. Tenho certeza que o ônibus elétrico será um sucesso e estamos preparados para isso, inclusive para possíveis exportações”.
O ônibus elétrico da Mercedes-Benz é o eO500U, que foi desenvolvido localmente com investimento de R$ 100 milhões. Tem dois motores elétricos no eixo traseiro, que geram 340 cv. A conexão com carregadores é do tipo CCS2, igual à utilizada em diversos automóveis. Segundo a montadora a autonomia é de 250 quilômetros com quatro pacotes de baterias. A capacidade é para 84 passageiros e o ônibus é tipo Padron piso baixo. Por enquanto só há uma versão encarroçada pela Caio, mas há um modelo com carroceria Marcopolo em produção.
Há dois protótipos rodando hoje na Alemanha e um na cidade de São Paulo. A produção em série, pelo cronograma da Mercedes-Benz, começa na fábrica de São Bernardo do Campo no fim deste ano, entre novembro e dezembro.
Nas contas da Mercedes-Benz há também, além do eO500U, modelos em parceria com a Eletra, nos quais a fabricante fornece somente o chassi do ônibus. Nesse caso deverão ser pouco mais de 100 unidades vendidas até o fim de 2024.
A fabricante prometeu ainda mostrar uma unidade de seu ônibus elétrico em operação durante a Expo Latin Bus, feira do segmento que acontecerá no começo de agosto no São Paulo Expo.
