Somados, elétricos e híbridos chegaram a 1,9 milhão de unidades vendidas na União Europeia no semestre
O que alguns achavam que só aconteceria no fim dessa década já se tornou realidade em 2022. Segundo levantamento exclusivo do Use Elétrico utilizando dados do segundo trimestre divulgados nesta quarta-feira (20/7) pela ACEA, a Anfavea da União Europeia, a soma das vendas de carros elétricos e híbridos na Europa no primeiro semestre deste ano superou a de carros a gasolina.
O total de eletrificados vendidos (BEVs + PHEVs + HEVs) no primeiro semestre na União Europeia chegou a 1,9 milhão de unidades contra 1,7 milhão de unidades comercializadas de modelos movidos exclusivamente a gasolina.
Há um ano o placar foi de 2,2 milhões para os gasolina e 1,8 milhão para os eletrificados.
É preciso, entretanto, considerar que houve ainda 800 mil carros a diesel vendidos na primeira metade desse ano na região, mas a curva de ascensão dos eletrificados e de queda dos modelos a combustão, de qualquer forma, é irreversível: as vendas dos modelos a gasolina caíram 22% e dos diesel 30% no comparativo anual do primeiro semestre, enquanto os BEVs subiram 28%, os PHEVs caíram 9% e os HEVs cresceram 3% na mesma comparação.
Tomando-se apenas o segundo trimestre de 2022 os veículos 100% elétricos ficaram com fatia de 10% do mercado europeu de automóveis, enquanto os híbridos plug-in abocanharam 9% e os híbridos 22%. Já os modelos a gasolina responderam por 38,5% e os diesel 17%, segundo a ACEA.
