Adalberto Maluf é também diretor da BYD brasileira

A ABVE, Associação Brasileira do Veículo Elétrico, terá um novo presidente ao menos até o primeiro turno das eleições, em 2 de outubro. Isso porque o atual presidente da associação, Adalberto Maluf, se lançou candidato a deputado federal pelo PV (Partido Verde). A candidatura foi oficializada no sábado, 30 de julho, durante evento em Campinas, SP.
Esta não será a primeira vez que Adalberto Maluf concorre a um cargo político. Em 2020 ele foi candidato a vice-prefeito de Campinas na chapa encabeçada por Rogerio Menezes, também do PV. A candidatura terminou a disputa como a 11a. mais votada, com 5.490 votos, ou 1,16% dos votos válidos.
Ele também já foi supervisor técnico da secretaria de verde e meio ambiente e assessor da secretaria de relações internacionais da prefeitura de São Paulo de 2006 a 2007 (mandato de José Serra e Gilberto Kassab).
Adalberto Maluf é também diretor de marketing, sustentabilidade e novos negócios da BYD brasileira. Segundo informações de fontes ligadas à empresa ele recebeu uma licença de dois meses do cargo — ou seja, tempo exato até o pleito. Assim, ao menos em tese, ele deverá retornar ao posto na empresa caso não seja eleito.
Já na ABVE, segundo a assessoria da associação, haverá uma reunião ainda no começo desta semana para definir os próximos passos no comando e o substituto de Maluf ao menos até as eleições.
Em post no Facebook e no Instagram Adalberto disse que “o Brasil precisa, cada vez mais, de pessoas comprometidas com um futuro mais sustentável, que concilie o desenvolvimento econômico e social com a conservação e a transição energética, ao mesmo tempo em que permitem a criação de novas oportunidades e a economia do futuro”.