Venda de carros elétricos no Brasil subiu 315% até julho

Mas os números de híbridos não demonstraram o mesmo vigor

Os números de venda de carros elétricos no Brasil no mês passado mais uma vez mostraram um avanço impressionante, ainda que a base comparativa seja baixa. Só em julho foram comercializadas 440 unidades (automóveis e comerciais leves), alta de 140% em relação ao mesmo mês de 2021, de 183 unidades, segundo dados da Anfavea divulgados na sexta-feira (5/8).

Em relação a junho deste ano (1.083 unidades), porém, houve queda de 59% — aquele mês foi reforçado por um lote de quase 400 Renault Kangoo ZE, que levou o total bem para cima da média e marcou inclusive um novo recorde, ultrapassando pela primeira vez a barreira de 1.000 elétricos licenciados em um mês (veja em https://useeletrico.com/2022/07/06/pela-primeira-vez-eletricos-vendem-mais-de-1-mil-unidades-em-um-unico-mes/).

De qualquer forma o resultado no acumulado continua vigoroso: de janeiro a julho de 2022 foram emplacados no Brasil 3.834 carros elétricos, em forte crescimento de 315% ante o mesmo período de 2021, de 922 unidades. Enquanto isso o mercado geral (somando todos os automóveis e comerciais leves, incluindo a combustão) caiu 15% na mesma comparação.

Segundo dados preliminares obtidos pelo Use Elétrico junto a fontes de mercado alguns dos modelos elétricos mais vendidos em julho foram o Jac e-JS1, com 88 unidades, o Volvo XC40 Recharge, com 74 emplacamentos, e o BYD Tan, com 33 unidades.

Chamou a atenção em julho o resultado de venda de modelos híbridos, que caiu quase 22% com relação ao mesmo mês de 2021: foram 2.696 unidades ante 3.442 do mesmo mês do ano passado. E já não é a primeira vez que isso acontece neste ano, pois em maio e junho os comparativos mensais para híbridos também foram desfavoráveis, enquanto que em abril o resultado foi um empate técnico. Ou seja: há quatro meses os números de venda de híbridos não crescem no Brasil.

Esse quadro pode estar relacionado a uma escassez temporária de produtos, vez que ainda há grandes reflexos no fornecimento de partes eletrônicas e dificuldades logísticas globalmente falando para o setor automotivo. Porém pode representar, por outro lado, uma sinalização de tendência de que o consumidor brasileiro, principalmente na faixa mais alta de mercado, tem uma característica de early adopter e pode estar preferindo sair direto de um modelo de luxo a combustão para um 100% elétrico, sem usar o híbrido como um meio de caminho. Ainda é cedo, porém, para se afirmar com certeza. Desta forma os números dos próximos meses merecerão uma análise bastante minuciosa.

No acumulado do ano os híbridos ainda apresentam resultado positivo, com alta de 19% nas vendas no mercado brasileiro: foram 19.764 unidades vendidas na soma dos sete primeiros meses deste ano e 16.602 unidades no mesmo período de 2021.

Também de acordo com dados preliminares de mercado obtidos pelo Use Elétrico alguns dos modelos híbridos mais emplacados no Brasil em julho de 2022 foram o Toyota Corolla Cross Hybrid, com 691 unidades, e o Toyota Corolla Hybrid, com 517. O novo Kia Sportage MHEV, uma das novidades do segmento, fechou o mês passado com 151 emplacamentos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s