Antonio Calcagnotto fica no cargo interinamente, até a realização das eleições gerais de outubro

A ABVE. Associação Brasileira do Veículo Elétrico, já tem novo presidente. É Antonio Calcagnotto, conselheiro para veículos leves da associação no atual mandato.
Calcagnotto, entretanto, ficará no cargo de forma interina, até o início de outubro, quando ocorrerão as eleições gerais no Brasil. Isso porque o atual presidente, Adalberto Maluf, da BYD, se licenciou do cargo até esse período para concorrer a uma vaga na Câmara dos Deputados em Brasília, DF, pelo PV (Partido Verde) de São Paulo. A candidatura já foi oficializada.
A reportagem do Use Elétrico apurou junto a fontes da associação que caso Adalberto seja eleito deputado federal uma nova eleição na ABVE definirá o presidente definitivo. E caso não seja ele retornará ao cargo.
Calcagnotto é Diretor de Relações Institucionais, Governamentais e Sustentabilidade da Audi do Brasil desde fevereiro de 2020. Ele também é Vice-Presidente Secretário da Anfavea e ainda Diretor Executivo da AEA, Associação Brasileira de Engenharia Automotiva. Como se não bastasse ainda faz parte do conselho da Aberje, Associação Brasileira de Jornalismo Empresarial.
O novo presidente interino da ABVE é formado em Direito e Administração de Empresas pela Universidade de Caxias do Sul, com mestrado em Planejamento Estratégico pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP) e tem ainda um intercâmbio no MBA entre FGV-SP e a York Canada. Possui curso de formação de Conselheiros pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa e é professor de MBA na Escola Superior de Propaganda e Marketing. Antes da Audi teve passagens por Marcopolo, Navistar, Renault-Nissan e Unilever.