Viagem fez parte do programa de testes com o modelo da VW do Brasil

A Volkswagen do Brasil segue tocando seu programa de testes com os modelos ID.3 e ID.4 no Brasil. A última iniciativa foi promover viagem com o ID.4 da fábrica, em São Bernardo do Campo, até o Pier Mauá, no Porto Maravilha, centro do Rio de Janeiro, em trajeto total de 456 quilômetros.
Segundo a montadora, uma unidade da versão First Edition na cor Max Azul, equipada com bateria com capacidade de 77 kWh e 204 cv de potência, saiu da fábrica por volta de 6h da manhã com André Drigo, Gerente Executivo do Desenvolvimento do Produto, ao volante, e mais um passageiro.
Durante o trajeto, além do trecho em rodovia, o ID.4 passou por trajetos urbanos de São Paulo e Rio de Janeiro. A velocidade média, assim, foi de 65 km/h. Sistemas de entretenimento, DRL e ar-condicionado estavam ligados durante todo o percurso, assim como sistemas de assistência à condução, incluindo o controle adaptativo de cruzeiro (ACC).
Os termômetros marcavam 17 graus na saída e 30 graus na chegada.
De acordo com a Volkswagen o ID.4 não foi recarregado no caminho e ainda chegou com 18% de carga de bateria ao destino, o equivalente a 131 km de autonomia. O resultado foi ligeiramente ajudado por uma regeneração de 2% de carga de bateria na descida da Serra das Araras, o que rendeu 28 km extras de autonomia.
Assim, os números obtidos representariam, mantidas as mesmas condições de rodagem, autonomia total de 587 km, bem mais do que a autonomia oficial divulgada, de 522 km. Mesmo descontado os 28 km obtidos com a regeneração na descida da serra o resultado ainda seria superior ao oficial, com 559 km.
A VW afirmou que “o desafio foi provar que percorrer longas distâncias não é um problema para o ID.4 e que ele é ideal para lidar com qualquer situação de trânsito, seja em trajeto urbano ou em ciclo rodoviário”.


