Iniciativa é conjunta de Nissan, Movida, Zlectric e postos SIM

Excelente notícia para quem mora na região Sul ou pretende viajar por lá: quatro empresas (Nissan, Movida, Postos SIM e Zletric) anunciaram nesta segunda-feira (29/8) a criação da chamada Rota Sul, primeira rede privada de eletropostos com carregadores rápidos interligando as capitais e cidades importantes da Região Sul.
Serão instalados, no total, nove pontos com carregadores de 60 kW com conectores CCS e Chademo, todos dentro de postos de combustíveis da rede SIM em estradas, aproveitando sua estrutura de conveniência.
Dois já estão funcionando (São Sebastião do Caí e Gravataí, ambos no RS), três começam a operar nas próximas semanas (Gramado e Três Cachoeiras. RS, e Laguna, SC) e os outros quatro em outubro (Caxias do Sul e Bento Gonçalves, RS, e Itajaí e Araquari, SC) — confira as localizações dos carregadores em detalhe no mapa abaixo.
O investimento total, 100% privado, é de R$ 2,4 milhões e foi repartido pelas quatro empresas. Para Pedro Schaan, CEO da Zletric, “é um investimento relevante, mas que fará a diferença para a democratização do veículo elétrico no país”. Ele acrescenta que “a mobilidade elétrica já está no nosso dia a dia. Ela não é mais o futuro, é o presente. A maioria das cidades já está coberta com carregadores para carros elétricos e agora queremos oferecer essa tranquilidade também nas estradas do Brasil”.
Pelos cálculos do consórcio das quatro empresas “com a iniciativa será possível sair de São Paulo e ir até Punta del Este, no Uruguai, com a segurança de que haverá carregadores rápidos para carros elétricos a cada 200 quilômetros”.
Renato Franklin, CEO da Movida, destaca que “impulsionar o ecossistema de mobilidade é um dos nossos objetivos e com essa parceria vamos contribuir para aumentar a oferta de infraestrutura de recarga, além de desmistificar e implementar a cultura do carro elétrico no país”.
Já Humberto Gomez, diretor de Marketing da Nissan do Brasil, acrescenta que “nosso compromisso com a eletrificação vai muito além da simples oferta de veículos elétricos no país. Temos como missão desenvolver esta nova cultura da mobilidade, por meio de acordos que incentivem o uso dos elétricos e apoiem o estudo e soluções tecnológicas”.
