Objetivo é chegar a 2030 com os elétricos representando metade das vendas globais da marca

Um momento histórico. Assim pode ser definido o início oficial de produção em série de caminhões elétricos pela Volvo na Suécia. Desta forma, a montadora se tornou a primeira do mundo a fazê-lo.
Estão sendo produzidas versões elétricas dos modelos FH, FM e FMX, com capacidade total de 44 toneladas, na unidade de Tuve, em Gotemburgo, na Suécia. Em 2023 a produção ocorrerá também na fábrica de Ghent, na Bélgica.
Um fato importante é que os pesados elétricos são fabricados na mesma linha de montagem dos veículos com motor a combustão, o que, segundo a Volvo, “traz alta flexibilidade de produção e ganhos de eficiência”. As baterias são fornecidas por uma unidade dedicada da Volvo Trucks em Ghent.
São ao todo seis modelos elétricos produzidos em série. De acordo com a Volvo a linha elétrica tem condições de atender boa parte da demanda de transportes na Europa, pois segundo estatísticas locais 45% de todas as mercadorias que circulam nas estradas do continente europeu viajam distâncias inferiores a 300 quilômetros.
A Volvo informa que já vendeu cerca de 1.000 caminhões elétricos pesados e, incluindo modelos de outras faixas de peso, já são ao todo mais de 2.600 caminhões elétricos Volvo comercializados. A montadora acredita que os números aumentarão significativamente nos próximos anos até que, em 2030, pelo menos 50% dos caminhões vendidos pela empresa serão elétricos.
Roger Alm, presidente mundial da Volvo Trucks, disse que “este é um marco que comprova que estamos liderando essa transformação da indústria, com a produção em série dos nossos pesados elétricos para atender os transportadores em toda a Europa”. Ele ainda complementou informando que “à frente temos planos de introdução destes veículos também em outras regiões e continentes”.
