Carregador já está funcionando no Shopping Riviera de São Lourenço, em Bertioga

O Brasil acaba de dar mais um bom salto rumo à popularização da mobilidade elétrica. Já está em funcionamento o primeiro carregador público de 350 kW da América Latina – a potência do equipamento pode ser considerada um verdadeiro sonho para qualquer usuário de carro elétrico, pois ele é do tipo ultrarrápido.
No caso de um Porsche Taycan, por exemplo, são necessários apenas 22 minutos no carregador para a bateria saltar de 5% para 80% de carga. Como comparação, em um carregador de 50 kW o tempo necessário é de 1h32 e, em uma tomada doméstica, 36 horas.
O eletroposto ultrarrápido fica no Shopping Riviera de São Lourenço, em Bertioga, no litoral norte de São Paulo, e foi instalado pela EDP, empresa privada do setor elétrico, em parceria com o Grupo VW – por meio de suas marcas Volkswagen, Audi e Porsche.

O equipamento já está em funcionamento e pode ser utilizado por qualquer veículo elétrico, de qualquer marca. Há dois tipos de conectores, CCS e CHAdeMO. Existe também um carregador de 22 kW ao lado, para veículos híbridos plug-in.
Segundo uma funcionária do shopping ouvida pela reportagem o eletroposto pode ser usado 24 horas por dia, ou seja, inclusive fora do horário de funcionamento do estabelecimento – que é das 10h às 22h de domingo a quinta-feira e das 10h às 23h às sextas e sábados.
Ainda de acordo com a funcionária não há, neste momento, cobrança pelo uso do eletroposto. Porém, segundo ela, a EDP pretende iniciar a aplicação de um sistema de cobrança pelo uso do carregador a partir do começo do ano que vem.
O Use Elétrico foi o primeiro veículo de imprensa a conhecer e testar o novo carregador ultrarrápido de Bertioga, há algumas semanas – o equipamento então ainda era recém-instalado e não havia sequer sinalização de que era da EDP. Foram necessários 40 minutos para levar a bateria de um Fiat 500e de 62% a 100%. Porém, segundo a indicação do próprio veículo durante o carregamento, em 13 minutos a bateria já estaria a 80%, o que seria suficiente para subir a serra com destino a São Paulo com tranquilidade.
Há um outro carregador de 350 kW instalado na capital paulista, porém é privado: fica na concessionária Porsche Center São Paulo, no bairro da Vila Olímpia. Geralmente o equipamento só é utilizado por clientes da loja, e somente durante seu horário de expediente.
