Fabricante divulgou hoje novas estimativas de autonomia e tempo de carregamento do SUV

115 km de autonomia a cada 10 minutos de recarga. Essa é a estimativa anunciada hoje pela GM para o Blazer EV, quando o carro estiver conectado a um carregador rápido de 150 kW. Para um equipamento de 11,5 kW serão 56 km a cada hora de recarga e em um de 19,2 kW 85 km por hora de recarga. A autonomia total é de 560 km.
O modelo será lançado em meados do ano que vem nos Estados Unidos e já tem sua chegada confirmada ao mercado brasileiro, provavelmente em 2024. Segundo a GM o Blazer EV estreará um conjunto de plataforma, bateria e motor elétrico de última geração, chamado Ultium. O SUV será fabricado na unidade da GM em Ramos Arizpe, no México.
A GM também revelou hoje uma pesquisa na qual foi apontado que nove a cada dez usuários de veículos elétricos (ou seja, 90%) costumam carregar seus carros em um equipamento tipo wallbox instalado em casa ou no trabalho, aproveitando, portanto, o tempo que o veículo permaneceria estacionado de qualquer forma.
A montadora também calculou que a média de deslocamento das pessoas é de aproximadamente 40 quilômetros por dia. Dessa forma é possível afirmar que basta uma recarga completa para rodar mais de uma semana em carros elétricos que tenham autonomia superior a 400 km.
De acordo com a GM um aparelho tipo wallbox permite realizar o carregamento de um carro elétrico aproximadamente quatro vezes mais rápido do veículo do que utilizando uma tomada convencional de 220V.
Para Glaucia Roveri, gerente de Desenvolvimento e Infraestrutura de EVs da GM América do Sul, “carregar um carro elétrico é tão prático quanto um smartphone, e a maioria das pessoas faz isso durante à noite, enquanto descansa. Muitos aproveitam para fazer recargas de oportunidade no meio do dia ou quando saem da rotina, como numa viagem”.
