Opel vai reviver mítica sigla GS, agora exclusivamente para carros elétricos

Denominação marcou os esportivos da montadora até meados dos anos 90

É difícl não se lembrar da mítica sigla GS para os esportivos da Opel, vendidos no Brasil sob a marca Chevrolet, tais como os Kadett GS e GSi e o Corsa GSi. Pois a matriz da montadora de origem alemã, agora uma das marcas do Grupo Stellantis (o mesmo de Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën) anunciou que trará de volta a denominação, que passa a ser exclusiva para seus modelos elétricos.

GS significa originalmente Grand Sport. Quando chegaram os modelos com injeção eletrônica passaram a ser os GSi, Grand Sport Injection. Na Alemanha e em outros mercados, porém, este batismo era GSe, pois em alemão Grand Sport Injection se diz Grand Sport Einspritzung. Agora, anunciou a Opel, a sigla GSe passa a representar Grand Sport Electric.

Florian Huettl, CEO da Opel, disse: “Estou muito feliz em anunciar o retorno da GSe como nossa submarca esportiva, top de linha, no futuro imediato. Mais uma vez nos inspiramos em nossa rica herança, assim como fizemos para nosso novo design arrojado e puro, aclamado pela crítica, e demos a ele um toque moderno. No futuro a sigla GSe não significará apenas carros dinâmicos e divertidos de dirigir, mas também significará ‘Grand Sport electric’, em total alinhamento com nossos planos ambiciosos de nos tornarmos uma marca totalmente elétrica”.

O plano atual da Opel é oferecer uma versão eletrificada de cada modelo de seu portfólio até 2024 e se tornar uma marca totalmente elétrica na Europa até 2028.

A fabricante ainda disse que os modelos GSe serão, como ela chamou, “à prova de Autobahns” — ou seja, conseguirão trafegar por longos trechos nas estradas alemãs sem limite de velocidade — graças a “testes exaustivos nessas autoestradas”.

A Opel ainda deu um spoiler do design que norteará seus novos modelos elétricos como, por exemplo, o novo Astra. Eles terão todos uma linha de estilo batizada de Vizor, que já foi apresentada em um carro-conceito que iniciou a reutilização da sigla GSe, o Manta GSe — uma releitura moderna de um dos modelos clássicos da Opel, que pode ser situado tanto em termos de estilo quanto de tamanho como um intermediário do Chevette ao Opala, ou, na linha raiz da Opel dos anos 70, do Kadett C ao Rekord C.

Atualmente a Opel já oferece na Europa 12 modelos eletrificados, incluindo os 100% elétricos Corsa-e e Zafira-e.

O passado e futuro dos Opel GS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s