Primeiro equipamento já está funcionando em Leme, SP

A rede brasileira de eletropostos rápidos não para de crescer, incentivando cada vez mais a mobilidade elétrica e tornando o processo de viajar com um carro elétrico ainda mais fácil e seguro.
A mais recente iniciativa parte da Eurobike, grupo de concessionárias que existe há 20 anos e atualmente trabalha com bandeiras de marcas de luxo como Audi, BMW, BYD, Mini e Porsche. Como todas essas montadoras estão trabalhando ativamente na eletrificação de suas gamas de produto, a rede decidiu investir em eletropostos de carregamento rápido em estradas por conta própria, conectando principalmente as regiões onde possui lojas.
Segundo Henry Visconde, presidente do Grupo Eurobike, a princípio serão instalados seis carregadores: dois atenderão a rota São Paulo-Ribeirão Preto – onde inclusive a empresa iniciou suas atividades em 2002, com BMW e Land Rover –, dois na rota Brasília-Goiânia, um na rota São Paulo-Campinas e mais um na rota São Paulo-Litoral Norte.
O primeiro deles foi inaugurado nesta quarta-feira (21/9) no tradicionalíssimo Rancho Empyreo, em Leme, SP, lanchonete e restaurante suíço instalado às margens da Rodovia Anhanguera, km 183, muito famoso por seus croquetes – até Ribeirão Preto, dali, são mais cerca de 127 quilômetros. A instalação do equipamento, investimento próprio, ocorre em parceria com a Zletric e a Enel Way.

O equipamento é de 60 kW e tem capacidade para carregar dois veículos simultaneamente. O único conector disponível é o CCS, de carga rápida.
O próximo será instalado nas proximidades, porém do outro lado da Anhanguera, no sentido Ribeirão Preto-São Paulo. A previsão é instalar outros no estado de São Paulo e trecho Brasília a Goiânia, um em cada sentido da rodovia.
Henry explica que apesar da maioria dos modelos elétricos das marcas que a Eurobike comercializa contarem com autonomia suficiente para completar totalmente os trajetos com uma única carga, a instalação de carregadores estrategicamente posicionados no meio do caminho “dará mais segurança e tranquilidade aos clientes”.

Os clientes da Eurobike, aliás, não pagarão pelas recargas. Eles terão um código personalizado dentro do aplicativo da Zletric, que gerencia o carregador, liberando o uso sem custos. Já os usuários que não são compradores da Eurobike também poderão utilizar os eletropostos da rede, porém pagando pelo serviço – o que também ocorrerá dentro do ambiente do app da Zletric.
A Eurobike não divulgou o total de investimento na iniciativa, mas pode-se calcular algo em torno de aproximadamente R$ 5 milhões.
Loja em Ribeirão Preto

A inauguração do eletroposto no Rancho Empyrio não foi a única nesta agitada quarta-feira para a Eurobike. No início da noite abriu oficialmente as portas sua segunda loja da BYD, esta em Ribeirão Preto.
A Eurobike, aliás, foi a responsável pela primeira concessionária da BYD no Brasil, em área nobre da capital paulista, em plena Av. Cidade Jardim.
O grupo ainda terá uma terceira casa da marca (que só vende no país modelos elétricos e híbridos) em Goiânia, prevista para ser inaugurada ainda este ano.