Montadora fechou acordo com empresa que instala carregadores em postes de iluminação pública

É o tipo da coisa que ainda não pensamos por aqui, mas é uma dúvida justa — justíssima — envolvendo os carros elétricos: quem não tem uma vaga de garagem em casa não pode ter um wallbox instalado, certo? Certo. Então quem não tem vaga de garagem em casa não tem condição nenhuma de ter um carro elétrico, certo? Errado. A Citroën, na Europa, acaba de provar isso.
Isso porque a montadora fechou um acordo inédito com uma empresa alemã chamada Ubitricity, hoje parte do Grupo Shell, que é (acredite) especializada em retrofit de postes de iluminação pública. O poste continua com seu visual clássico (e com a mesma funcionalidade básica de iluminação), mas ganha nada mais nada menos do que um carregador para carros elétricos em seu corpo.
A proposta da empresa é justamente facilitar as cargas urbanas, sem exigir que o motorista precise ir até um eletroposto. Afinal basta estacionar na rua mesmo, conectar o carro ao poste na calçada e pronto. O sistema não requer assinatura e nem mesmo instalação de um app (basta acessar o site da empresa para liberar o carregamento) e aceita múltiplas formas de pagamento. Atualmente são mais de 5 mil postos/postes (seriam, talvez, eletropostes?) instalados na cidade de Londres e seus arredores.
E onde entra a Citröen nisso? Bem, a montadora vai ajudar a empresa em seus planos de expansão da rede de ‘eletropostes’ para mais cidades europeias e, ao mesmo tempo, vai incentivar os consumidores de seus carros elétricos para que usem esta rede de carregadores, digamos, bastante práticos.
Para celebrar o início da parceria todos os compradores do Citroën Ami na Inglaterra poderão usar gratuitamente os ‘eletropostes’ durante três meses.
Em nota a fabricante explicou que “as opções de carregamento de veículos elétricos na rua possibilitam que os motoristas que não têm uma garagem para instalar um Wallbox [situação muito comum nas grandes cidades da Europa] também possam considerar a compra de um veículo elétrico”. A Citroën ainda entende que “o carregamento de veículos elétricos na rua é tão conveniente quanto o carregamento doméstico: pode, por exemplo, ocorrer durante a noite, quando os carros ficam estacionados por muito tempo”.
Para Daniel Kunkel, CEO da ubitricity, “as visões da Citroën com o Ami e a nossa com pontos de carregamento em postes de iluminação pública se alinham perfeitamente: são minimalistas, economizam espaço e são simples, acessíveis para todos. Em muitas cidades da Europa o espaço é valioso e para motoristas de carros elétricos que não têm estacionamento privativo esta solução de carregamento oferece muita conveniência, além de poder estar acessível até mesmo na porta de casa”.
O Citroën Ami é um carro elétrico essencialmente urbano: tem capacidade para duas pessoas (lembra um pouco o Smart) e possui 70 quilômetros de autonomia. Sua bateria é de 5,5 kWh, o que significa que chega a 100% de carga em aproximadamente uma hora quando o carro está conectado a um ‘eletroposte’, no qual o carregador tem exatamente 5,5 kW.


