iCar dispara na liderança em vendas em setembro, com Kwid e e-Tron no pódio

Prévia aponta ainda os primeiros licenciamentos do Kia Niro na categoria híbridos

Caoa Chery iCar

O Caoa Chery iCar está confirmando em setembro o bom desempenho de vendas já registrado em agosto, quando foi o automóvel elétrico mais vendido do Brasil (perdendo no geral para um utilitário, o Peugeot e-Expert — veja aqui).

Neste mês, porém, o citadino modelo da Caoa Chery está registrando um volume excepcional. Segundo levantamento prévio elaborado pelo consultor Marcelo Cavalcante com exclusividade para o Use Elétrico, o iCar já registrou até dia 26 um expressivo volume de 571 unidades licenciadas, quase seis vezes o total emplacado em agosto, 102.

Cavalcante salienta que deste total 470 unidades foram comercializadas por venda direta, um indício de que a fabricante fechou negócio em grande volume com locadoras ou frotistas. Não seria algo inédito, visto que diversas empresas têm adquirido veículos elétricos para suas frotas, incluindo automóveis de passeio. A Atlas Schindler, por exemplo, recentemente adquiriu dez unidades do Kwid E-Tech para uso por seus técnicos de manutenção de elevadores.

Falando no pequeno Renault, o modelo ocupa a segunda posição no ranking parcial de vendas de elétricos até o dia 26, com 145 unidades. A tendência para ele é de alta até o fim do mês, visto que a fabricante já anunciou ter comercializado 750 unidades em sistema de pré-venda. Em agosto foram registrados somente 36 emplacamentos do Kwid E-Tech.

É interessante observar que, assim, os dois primeiros lugares do ranking parcial de vendas de veículos leves 100% elétricos são até o momento ocupados por modelos compactos e mais ‘baratos’, diferentemente do usual, com SUVs de luxo (em particular os modelos da Volvo) geralmente ponteando a tabela.

A regra, porém, não fugiu ao terceiro colocado. A surpresa, entretanto, é o último degrau do pódio ter sido ocupado até o momento pelo Audi e-tron, com 112 unidades licenciadas. Os Volvo, porém, não perderam o ritmo e vêm logo atrás, em uma disputa ferrenha: o XC40 está em quarto com 95 unidades enquanto o C40 fecha o top-5, ainda que bem mais distante, com 42 emplacamentos — apenas um à frente de outro modelo compacto, o Jac e-JS1.

Híbridos

Toyota Corolla Cross Hybrid

Nos veículos leves híbridos nenhuma surpresa no topo da tabela parcial, com o Toyota Corolla Cross na dianteira com 566 unidades licenciadas até o dia 26 de acordo com o levantamento do consultor Marcelo Cavalcante. Porém na segunda posição novamente a Caoa Chery se destacou, colocando seu Tiggo 8 Pro Hybrid na vice-liderança com 473 emplacamentos. Em terceiro ficou o outro Toyota, o Corolla, com 418 unidades vendidas.

Outros dois modelos da Caoa Chery fecham o top-5 parcial de setembro: o Tiggo 5x Pro Hybrid tem 298 unidades vendidas e o Tiggo 7 Pro Hybrid vem logo atrás com 241. Destaque ainda para os primeiros 144 licenciamentos do Kia Niro, sétimo do ranking: o modelo será lançado oficialmente apenas no dia 5 de outubro, mas, repetindo a estratégia já utilizada no lançamento do Sportage híbrido (nono da lista parcial), a Kia se antecipou e já iniciou as vendas do modelo assim que as primeiras unidades chegaram ao Brasil. O Niro já teve inclusive seu preço revelado, a partir de R$ 205 mil.

Confira na tabela abaixo a posição completa das vendas de eletrificados no mercado nacional por modelo em setembro até o dia 26, segunda-feira.

Agradecimentos especiais a Marcelo Cavalcante (consultores.cavalcante@gmail.com).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s