Vendas de elétricos e de híbridos superam com folga as melhores marcas mensais de até então

A Caoa Chery certamente está comemorando os resultados de vendas de setembro. A montadora ficou na liderança dos dois rankings de vendas de eletrificados por modelo no mês passado: o iCar foi o modelo mais comercializado entre os elétricos e o Tiggo 8 Pro entre os híbridos.
Conforme o Use Elétrico já havia antecipado (veja aqui), o iCar fechou setembro como o carro 100% elétrico mais vendido do Brasil. O pequeno da Caoa Chery alcançou 596 emplacamentos, quase seis vezes mais do que o volume de agosto, 102 unidades. Os números foram revelados pela Abeifa.
Segundo fontes de mercado consultadas pelo Use Elétrico o segundo elétrico mais vendido no mercado nacional em setembro foi o Renault Kwid E-Tech, com 178 unidades. Assim, os dois primeiros lugares do pódio do mês foram ocupados por modelos pequenos e mais ‘baratos’.
O terceiro colocado, segundo informações preliminares obtidas pela reportagem, foi o Audi e-tron, com 155 unidades, à frente do Volvo XC40, com 126 emplacamentos.
Confira mais alguns volumes de emplacamentos de elétricos em setembro de 2022:
Volvo C40: 52 unidades
Jac E-JS1: 49 unidades
Mini Cooper SE: 29 unidades
Jac E-JS4: 19 unidades
BYD Tan: 17 unidades
Nissan Leaf: 13 unidades
Porsche Taycan: 13 unidades
Peugeot e-Expert: 9 unidades
Jac E-J7: 8 unidades
BYD D1: 4 unidades
Jaguar I-Pace: 4 unidades
Fiat 500: 2 unidades
BYD T3: 1 unidade
Ainda conforme também antecipou com exclusividade o Use Elétrico ainda na semana passada (veja aqui), o emplacamento total de veículos elétricos quebrou o recorde histórico mensal em setembro, chegando a 1.408 unidades, segundo dados preliminares obtidos pela reportagem – os números oficiais serão revelados na sexta-feira (7/10), pela Anfavea.
A diferença para o recorde anterior, de junho deste ano, impressiona: ali foram 1.087 emplacamentos, ou seja, setembro conseguiu superar o melhor volume mensal anterior com um avanço expressivo de 29,5%.
Além disso setembro também quebrou o recorde de participação dos modelos 100% elétricos no mercado nacional, chegando a 0,8% — em junho, melhor resultado até então, 0,7%. Como referência, antes de 2022 nunca o emplacamento mensal de elétricos havia superado 0,4% de fatia de mercado.
Híbridos

O modelo híbrido mais licenciado em setembro, de acordo com levantamento da Abeifa, foi o Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid, com 1.033 unidades. O SUV da Caoa Chery conseguiu ultrapassar o Toyota Corolla Cross Hybrid nos últimos dias do mês — até a segunda-feira 26 era o vice-líder, mas nos últimos quatro dias de setembro conseguiu uma espetacular média diária de 140 unidades para sagrar-se o vencedor do período.
O Corolla Cross terminou o mês passado como o segundo modelo híbrido mais vendido do mercado nacional, com 625 unidades, à frente de seu irmão Corolla (sedã) com 526.
Outros dois híbridos da Caoa Chery se destacaram no mês: o Tiggo 7 fechou com 375 unidades licenciadas e o Tiggo 5X com 365.
Os Volvo XC60 e XC 90 encerraram o mês passado com 216 e 86 unidades vendidas, respectivamente.
Curiosamente o Niro foi o modelo híbrido mais vendido da Kia em setembro, mesmo sem ter sido ainda oficialmente lançado, com 146 unidades emplacadas. O Sportage híbrido fez 121 e o Stonic 104.
Já o Jeep Compass 4xe terminou o mês passado com 15 unidades emplacadas.
Já é possível afirmar ainda que setembro quebrou – e por muito – também o recorde mensal de veículos leves eletrificados (elétricos + híbridos) emplacados no Brasil, com pouco mais de 6 mil unidades ao todo. Até então o melhor mês nesse critério havia sido dezembro de 2021, com 4,5 mil unidades.
Por consequência foi quebrado também o recorde de emplacamentos de híbridos em um único mês no mercado brasileiro, que até agora pertencia também a dezembro de 2021, com 3,8 mil unidades. Setembro fechou com pouco mais de 4,6 mil emplacamentos nesta categoria.