Peugeot decreta 2023 como sendo o seu “ano elétrico” na Europa

Todos os modelos da marca por lá terão ao menos uma versão eletrificada no ano que vem

A Peugeot não está para brincadeira no que diz respeito à eletrificação de seu portfólio. Tanto assim que a marca anunciou que 2023 será o seu “ano elétrico” na Europa: todos os modelos com o emblema do leão terão ao menos uma versão eletrificada por lá já na primeira metade do ano que vem. E a oferta de modelos incluirá até mesmo várias bicicletas e uma scooter elétricas.

A marca será a primeira da Stellantis a estrear uma nova geração de powertrains híbridos, que chegarão inicialmente a bordo do 3008 e do 5008. Eles terão um novo motor a combustão denominado PureTech com 138 cv, uma nova caixa de câmbio eletrificada com dupla embreagem e sistema Mild Hybrid 48V. Segundo a fabricante o conjunto conseguirá ser até 15% mais econômico do que um modelo convencional só a combustão e possibilitará, ainda, emissão zero rodando por mais de um quilômetro a baixas velocidades e em trechos urbanos curtos.

A seguir será a vez dos novos totalmente elétricos E-308 e E-308 SW (uma das primeiras station wagons 100% elétricas à venda na Europa). Terão motor elétrico de 115 kW (156 cv) e consumo prometido de 12.7 kWh/100 km. E a seguir virá um E-408, sendo que o 408 terá também versão híbrida plug-in.

Além disso, conforme já anunciado, o E-208 passará por melhorias, recebendo o conjunto elétrico do E-308. Com isso ficará, segundo a Peugeot, 15% mais potente com, ao mesmo tempo, 10% a mais de autonomia, batendo nos 400 km (ciclo WLTP). O tempo de carregamento não vai mudar, indo de 20% a 80% em 25 minutos em um carregador rápido de 100 kW.

A marca do leão promete ainda o lançamento de uma van de carga com tecnologia de célula a hidrogênio, a e-Expert Hydrogen: carga completa em três minutos e capacidade para transportar uma tonelada com autonomia de 400 quilômetros. A potência é de 100 kW e o torque de 260 Nm.

Nas duas rodas a maior novidade será a Peugeot e-Streetzone, uma scooter 100% elétrica com 112 km de autonomia (versão com duas baterias e rodando no modo Eco). Ela não necessita de um carregador, podendo ser recarregada diretamente em uma tomada doméstica.

Na linha de bicicletas elétricas serão seis modelos, que vão desde o uso essencialmente urbano até o mountain bike.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s