Montadora quer, por exemplo, oferecer soluções para constantes apagões nos EUA

Segundo a General Motors os Estados Unidos são a nação desenvolvida que mais enfrenta apagões no mundo — e essas interrupções de energia representam US$ 150 bilhões em prejuízo ao ano para os negócios naquele país.
Para atuar nesta e em outras áreas aproveitando seus sistemas de veículos elétricos a montadora anunciou hoje (11/10) nos Estados Unidos a criação de uma nova unidade de negócios chamada GM Energy, subdividida em Ultium Home, Ultium Commercial e Ultium Charge 360.
Entre as atribuições da nova unidade estarão temas muito abrangentes que vão desde a criação e o gerenciamento de uma rede pública de carregamento de veículos elétricos, passando pelo desenvolvimento de modelos 100% elétricos mais acessíveis e indo até oferta de sistemas que possam abastecer imóveis quando não houver energia elétrica — a GM diz querer criar novos EVs que possam fornecer iluminação a uma casa por até 21 dias.
A montadora pretende oferecer gerenciamento de energia para clientes domésticos, comerciais e consumidores de EVs, envolvendo desde carga bidirecional, aplicações veículo para casa (V2H) e veículo para rede (V2G) até armazenamento estacionário, além de energia solar, aplicações de software, ferramentas de gerenciamento de nuvem, soluções de micro rede, células combustível de hidrogênio e muito mais.
Os serviços do GM Energy também permitirão a venda de energia das baterias de EVs e de armazenamento estacionário de volta às concessionárias de energia durante horários de pico e períodos de alto consumo de energia, adicionando capacidade à rede elétrica e criando um novo valor aos veículos para os clientes.
Segundo Travis Hester, vice-presidente de operações de crescimento de EVs, “a GM Energy tem a oportunidade de ajudar a fornecer produtos e serviços de energia sustentável que podem ajudar a mitigar o efeito das interrupções de energia e fornecer aos clientes uma gestão de energia resiliente e econômica”. Ainda de acordo com ele “a missão da GM Energy é oferecer aos clientes acesso a um conjunto completo de produtos e serviços de energia, incluindo soluções para além dos veículos, acelerando a transição perfeita para um futuro totalmente elétrico. Com a expansão de nossos negócios empresariais ajudaremos a reduzir as barreiras de entrada para a energia sustentável e acelerar ainda mais a adoção em massa dos EVs”.
A GM disse que várias empresas de grande porte nos Estados Unidos já concordaram em trabalhar com a GM Energy para fornecer soluções aos clientes e receber ofertas de produtos ou serviços. Entre eles está um acordo com a SunPower, uma das principais fornecedoras de tecnologia solar e serviços de energia dos EUA., para desenvolver um sistema de energia residencial que consistirá em soluções integradas para EVs e baterias, painéis solares e armazenamento de energia doméstica. Com isso os proprietários de carros elétricos poderiam fornecer energia para suas casas com a bateria de seus veículos, seja em caso de apagão ou para reduzir a conta de luz durante os horários de pico.
A SunPower também estará apta a instalar um sistema de energia doméstica solar, oferta que será conjunta ao lançamento do Chevrolet Silverado EV 2024, com início de produção previsto para o terceiro trimestre de 2023.
Outra iniciativa semelhante inclui um projeto piloto de V2H entre a GM Energy e a Pacific Gas and Electric Company (PG&E), que deverá ter início em 2023 com o mesmo objetivo fundamental de mitigar problemas oriundos de apagões.