Modelo foi embarcado diretamente de Indaiatuba para Nova Delhi

Um Toyota Corolla Altis Hybrid prata 2022 produzido em Indaiatuba, SP, pode dizer que chegou aonde nenhum outro igual esteve. O modelo foi exportado para a Índia e apresentado hoje (11/10) pelo governo local como parte de um programa piloto para testar a viabilidade técnica do uso da tecnologia híbrida flex, única no mundo, no país asiático.
Segundo nota da Toyota do Brasil publicada no Linkedin, “assim como o Brasil a Índia é um dos maiores produtores de cana-de-açúcar do mundo. No início do ano os dois países assinaram um memorando de cooperação técnica na área de mobilidade sustentável e foi para a Índia que nós embarcamos uma unidade do nosso Corolla híbrido flex, produzido em nossa fábrica de Indaiatuba (SP).
E agora a Toyota Índia lançou o projeto piloto Hybrid Flex Technology, iniciativa que marca o primeiro passo da Toyota naquele país para promover e conscientizar sobre o etanol como um importante caminho energético neutro em carbono.
Acreditamos que a nossa pioneira tecnologia híbrida flex, desenvolvida aqui por engenheiros brasileiros, pode contribuir muito para que o governo indiano estude seus benefícios, já que ela é uma das mais limpas do mundo ao combinar a alta eficiência da motorização elétrica com a capacidade de reabsorção do CO2 a partir de um combustível 100% renovável, que é o etanol”.
Segundo a imprensa local cerimônia que marcou o início do projeto contou com a presença do ministro local dos transportes, Nitin Gadkari. O governo indiano tem intenção de lançar modelos flex fuel por lá, e a tecnologia nacional da Toyota poderá ser uma grande porta de entrada, dada sua união ao sistema híbrido.
Não está claro, porém, se a introdução deste tipo de veículo no mercado indiano ocorreria a partir de exportações de carros prontos do Brasil, ao menos em uma primeira etapa, ou se com produção local, aproveitando um compartilhamento da tecnologia. Essas definições deverão ocorrer conforme os resultados do projeto piloto.
