XC40 mantém a dianteira, com iCar e E-JS1 fechando o pódio do acumulado de 2022
Saiu hoje (17/10) o ranking mais esperado do mês: o levantamento exclusivo do Use Elétrico com a lista completa dos modelos 100% elétricos mais vendidos no Brasil até setembro, ou seja, no acumulado do ano de 2022 até agora.
Vale um destaque para o volume de modelos que constam da lista total, que só aumenta: agora já são ao todo mais de 40 modelos emplacados, ante 38 até julho — considerando as importações realizadas oficialmente e também as por empresas independentes, que aproveitam os nichos de marcas que ainda não têm representante oficial no País, como Tesla e Rivian.
O Volvo XC40 Recharge manteve a liderança como o modelo 100% elétrico mais vendido do mercado brasileiro. Ele foi o único a, até agora, superar a marca de 1 mil emplacamentos ao longo dos primeiros nove meses do ano.
O Caoa Chery iCar aparece em segundo lugar graças a um desempenho notável a partir do segundo semestre, quando suas vendas começaram efetivamente: até junho era apenas o vigésimo-quarto do ranking. Fechando o pódio está o Jac Motors E-JS1, que conseguiu ultrapassar o Volvo C40 Recharge e o Renault Kangoo ZE, que completam, respectivamente, o top-5 do período no mercado brasileiro.
Destaques positivos ainda para o Audi e-tron em sexto, Mini SE em sétimo, Kwid e-Tech, que já fecha os dez primeiros, e Porsche Taycan, logo atrás. Os destaques negativos são o Peugeot e-208 GT, somente na vigésima-quinta posição, e o Chevrolet Bolt, que apesar de já ter sua nova geração lançada ainda amarga a trigésima-quinta posição do ranking.
Confira a seguir tabela completa:
