Twingo clássico convertido para elétrico será um carro por assinatura barato

Empresa francesa promete lançar o serviço no ano que vem

O Renault Twingo, em sua primeira geração, estará de volta às ruas francesas quase como um modelo 0 km no ano que vem. A iniciativa, entretanto, não é da montadora mas sim de uma empresa francesa independente, chamada Lormauto. que quer transformar o já clássico monovolume dos anos 90 em um carro elétrico, via retrofit, e oferecê-lo por uma assinatura mensal de apenas 100 euros (R$ 523).

Em seu site a empresa defende que devemos “mudar para elétricos sim, mas não de qualquer maneira” e explica que seu princípio é o de que “quando entendemos as questões relacionadas à matéria e à energia, percebemos que uma das prioridades da transição energética é parar de jogar nossos carros fora. Não se joga fora um carro como se joga uma camisa. Acreditamos que existe outra forma de projetar, mais sustentável, mais qualitativa e mais respeitosa com o meio ambiente”.

Dentro desta lógica, prossegue a Lormauto, “construímos carros novos modernizando os veículos leves que já existem na frota nacional. E nosso primeiro modelo é um Twingo: ele requer pouco material e energia. Para modernizá-lo nós fazemos um ‘retrofit’, ou seja, substituímos seus componentes térmicos por elétricos. A utilização de um veículo elétrico polui significativamente menos do que um gasolina ou diesel, e esta operação nos permite prolongar consideravelmente a vida útil dos veículos”.

De acordo com a empresa, citando a Agência Francesa de Transição Ecológica, o processo de eletrificação de um veículo já existente emite 47% menos CO2 em comparação com a produção de um veículo elétrico novo.

“Quanto mais tempo seu carro durar menos você poluirá”, defende a Lormauto. “Mas isso não é motivo para dirigir um carro velho”, prossegue o texto de apresentação da companhia: “É por isso que também refazemos os interiores, com materiais de baixo impacto e qualidade, prontos para durar muito tempo”.

O objetivo da Lormauto é oferecer os Twingo elétricos não só por um preço baixo, mas também dentro de um sistema extremamente acessível. A tarifa mensal, de 100 euros, seria possível graças a incentivos oferecidos pelo governo francês; sem eles o valor seria o dobro, 200 euros, ainda assim um custo competitivo. Além disso o plano de assinatura não terá prazo mínimo nem restrição de quilometragem, toda a manutenção do carro estará inclusa e o primeiro mês de uso será gratuito.

A empresa participou recentemente do Salão de Paris, onde foram revelados alguns dados técnicos do modelo: a bateria é de 16 kWh, dividida em quatro módulos para facilitar enventuais manutenções (e instalados embaixo dos bancos dianteiros e traseiros) e o motor, fabricado pela Dana na Itália, tem 38 kW. Estima-se autonomia de 120 km (ciclo WLTP). O processo de retrofit é realizado na própria França.

A expectativa da Lormauto é lançar o carro e seu sistema de assinatura no início do segundo semestre do ano que vem, quando, calcula, já terá pelo menos 100 Twingo renovados em sua frota.

LEIA TAMBÉM:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s