Volume dos 100% elétricos, porém, ainda é quatro vezes e meia menor

Levantamento realizado com exclusividade para o Use Elétrico pelo consultor Marcelo Cavalcante aponta uma grande diferença de desempenho de vendas entre elétricos e híbridos no mercado brasileiro em 2022: enquanto a comercialização de veículos leves 100% elétricos saltou impressionantes 338% de janeiro a setembro deste ano quando comparada com o ano passado, o avanço dos híbridos foi muito menor, de ‘apenas’ 23% no mesmo comparativo.
É preciso fazer duas considerações: a primeira é que o volume total de vendas dos 100% elétricos ainda é aproximadamente 4,5 vezes menor do que os dos híbridos, com 6,2 mil unidades ante 28 mil. A segunda é que os dois segmentos, apesar da diferença entre eles, registraram desempenho bem melhor do que o mercado em geral, que caiu 5% no mesmo comparativo.
O estudo do consultor Marcelo Cavalcante avaliou também o desempenho de cada segmento por trimestre em 2022. Em volume tanto os elétricos quanto os híbridos tiveram seu melhor resultado no terceiro trimestre do ano.
Em avanço porcentual, porém, o melhor resultado para os elétricos foi no segundo trimestre, que cresceu 63% ante o primeiro. Já o terceiro trimestre avançou 34% ante o segundo.
No caso dos híbridos o segundo trimestre foi até pior que o primeiro, em baixa de pouco mais de 1%. Já o terceiro trimestre cresceu 29,5% ante o segundo.
Nos dois segmentos o melhor mês de vendas do ano até agora foi setembro.


Marcelo, sempre a frente em nosso mercado. Parabéns
CurtirCurtir