Venda de híbridos no Brasil ultrapassa total do ano passado e bate novo recorde

Volume até outubro já estava quase empatado com 2021 inteiro

A venda de veículos leves híbridos no Brasil acaba de ultrapassar neste começo de novembro todo o volume registrado no ano passado. O levantamento foi feito pelo Use Elétrico com base nos dados da Anfavea divulgados na terça-feira (8/11).

Com isso o Brasil também quebrou um novo recorde histórico de vendas de híbridos no mercado interno.

No acumulado deste ano — até o fechamento de outubro — os modelos híbridos responderam por 31.865 unidades vendidas. Esse resultado já era praticamente um empate técnico com o total de vendas de híbridos de janeiro a dezembro do ano passado, 32.130.

Isoladamente, em outubro foram 3.821 modelos híbridos leves vendidos no país. Houve queda perante setembro, recorde histórico mensal (4.980), porém já esperada, visto a antecipação de emplacamentos de algumas marcas naquele mês para alcance dos índices de melhoria de eficiência energética do Rota 2030, cuja medição anual se encerraria justamente em setembro. Ainda assim outubro foi o segundo melhor mês em vendas de híbridos no ano e, por muito pouco, quase o segundo melhor mês da história, título que ainda pertence a dezembro de 2021, com 3.833 (apenas 12 unidades a mais).

O mês de outubro teve 20 dias úteis, ou seja, a média diária foi de 191 unidades. Como o volume total de 2021 ficou somente 266 unidades (1,4 dia pelo ritmo de vendas do mês passado) acima do acumulado até outubro, é líquido e certo que até hoje (10/11) este volume já foi superado com bastante folga, pois se trata do sétimo dia útil de vendas de novembro.

Nos 100% elétricos os resultados de outubro foram semelhantes. Ao todo foram vendidas 634 unidades, sempre segundo a Anfavea (e conforme já havia antecipado com exclusividade o Use Elétrico). Esse volume representa queda perante o recorde mensal de setembro (1.408), obtido pelas mesmas razões citadas anteriormente envolvendo o Rota 2030, mas mesmo com a ‘ressaca’ da quebra de novo marco histórico outubro ainda foi o quarto melhor mês do ano, atrás também de junho (1.087) e agosto (946).

No acumulado do ano até outubro os elétricos responderam por 6.822 unidades vendidas, bem mais que o dobro do total de 2021, que fechou com 2.860.

Em volume os eletrificados (híbridos + elétricos) fecharam outubro com 4.455 unidades e o acumulado do ano em 38.687 unidades.

Em termos de participação de mercado os híbridos até outubro alcançaram 2% (considerando automóveis e comerciais leves), enquanto os elétricos ficaram com 0,4%. Na soma os eletrificados, assim, têm 2,4% do mercado nacional até o mês passado — em 2021 o índice foi de 1,7%.

ABVE

Segundo cálculos da ABVE divulgados na segunda-feira (7/11) o mercado nacional de eletrificados deve encerrar 2022 com volume total entre 44 mil e 46 mil unidades. A previsão soa bastante conservadora, pois para alcançar o topo da projeção faltam 7,3 mil unidades, ou seja, novembro e dezembro teriam que ficar em algo próximo a apenas 3.650 unidades cada. No segundo semestre deste ano a média mensal (julho a outubro) é de 4,5 mil unidades, e o último bimestre costuma ser forte em vendas.

Assim, um volume total em 2022 mais próximo de 48 mil unidades, pelo menos, parece mais factível.

Também segundo a ABVE o Brasil já tem uma frota total de veículos leves 100% elétricos de 11.658 unidades (até outubro).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s