Montadora recebeu autorização para implementar comercialmente o serviço em Stuttgart

Parece coisa típica de filme de ficção científica, mas é real. A Mercedes-Benz, em parceria com a Bosch, recebeu autorização de autoridades alemãs para operar comercialmente um serviço de estacionamento autônomo com o seu modelo 100% elétrico EQS.
Funciona assim: o proprietário chega ao estacionamento P6 do aeroporto de Stuttgart, na Alemanha, e deixa o carro em um local na entrada (como se fosse entregar o veículo a um manobrista). Mas não aparece nincguém: em vez disso o carro se move sem motorista e parte para estacionar sozinho, em uma vaga que ele já sabe qual é. Quando o motorista retornar de viagem é só esperar no mesmo local e o carro chegará sozinho, pronto para ser dirigido.
O sistema funciona por meio do aplicativo Mercedes Me Connect, desde o processo de reserva de uma vaga no local até a tecnologia autônoma de estacionamento e retorno, em conjunto com a tecnologia Intelligent Park Pilot, disponível nos EQS fabricados desde julho deste ano.
Esse será o primeiro estacionamento sem motorista do mundo utilizando o nível SAE 4 de direção autônoma oficialmente aprovado para uso comercial.
Todo processo é possível em função da interação entre a infraestrutura inteligente fornecida pela Bosch instalada no estacionamento e a tecnologia do EQS. Os sensores da Bosch na garagem monitoram o corredor e arredores, fornecendo as informações necessárias para guiar o veículo. A tecnologia do carro converte as informações que recebe da infraestrutura em manobras efetivas.
Os veículos podem até mesmo subir e descer rampas entre os andares do estacionamento, sendo que se os sensores de infraestrutura detectarem um obstáculo o veículo acionará o freio e, se necessário, poderá parar completamente, com segurança. Somente quando a rota estiver livre ele continuará o trajeto até a vaga determinada.
Desde 2019 a Mercedes-Benz e a Bosch operam um estacionamento automatizado como este no Museu Mercedes-Benz, na mesma cidade, porém usando somente veículos autônomos de desenvolvimento. A nova aprovação permite agora a operação comercial com veículos particulares no estacionamento do aeroporto. A base para a aprovação é uma lei que entrou em vigor na Alemanha em julho de 2021, que permite a condução sem motorista de acordo com o SAE Nível 4 para veículos motorizados.
A Mercedes-Benz e a Bosch, entretanto, ainda não informaram a data em que o sistema de estacionamento autônomo entrará em funcionamento.