Anfavea: oferta de modelos eletrificados no Brasil cresceu 56% em um ano

Foram 92 lançamentos de novembro de 2021 a novembro de 2022 no segmento

A oferta de modelos híbridos e elétricos no Brasil cresceu 56% em ano, apontam dados da Anfavea revelados na última quarta-feira (7/12).

Segundo cálculos da associação ao todo o mercado nacional tinha, até novembro de 2021, 163 modelos e versões de autoveículos eletrificados à disposição do consumidor nacional. Em novembro de 2022 esse número saltou para 255, um acréscimo de 92 modelos e versões à venda no Brasil.

Isolando-se apenas os modelos 100% elétricos, o número de modelos e versões oferecidos saltou de 81 para 112 neste intervalo de um ano (acréscimo de 31). No caso dos híbridos (leves, tradicionais e plug-in) o número cresceu de 82 para 143 (aumento da oferta de 61 modelos e versões).

Para Márcio Lima Leite, presidente da Anfavea, “esse é um número extremamente relevante”. O dirigente lembrou ainda que “foram vendidos até novembro 43,7 mil unidades de automóveis e comerciais leves eletrificados no Brasil neste ano, o que demonstra um crescimento deste segmento no Brasil. Destes, 7,5 mil foram 100% elétricos. É uma tecnologia fundamental para o processo de descarbonização”. E acrescentou também que “todas essas tecnologias são muito bem-vindas e importantes para o país”.

Os números da Anfavea ainda confirmaram novembro como o segundo melhor mês da história em vendas de modelos eletrificados no Brasil, com 4.987 unidades (4.268 híbridos + 720 elétricos). Até então o vice-campeonato de vendas ainda pertencia a dezembro de 2021, com 4.545 unidades emplacadas (3.833 híbridos + 712 elétricos). O recorde histórico é de setembro deste ano, com 6.388 veículos eletrificados vendidos no Brasil (4.980 híbridos + 1.408 elétricos).

No caso isolado dos híbridos novembro foi igualmente o segundo melhor mês da história em emplacamentos, atrás somente de setembro. Apenas nestes dois meses o volume de vendas de híbridos superou 4 mil unidades mensais no mercado nacional.

Já para os elétricos novembro representou o quarto melhor mês do ano (e da história), atrás de setembro e também de junho (1.087 unidades) e agosto (946). Setembro e junho foram os únicos meses até hoje em que as vendas de automóveis e comerciais leves 100% elétricos no país superaram a barreira de 1 mil unidades.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s