Enel X e VW criam rede de recarga ultrarrapida com carregadores de 350 kW

Rede Ewiva deve contar com três mil pontos de carregamento na Itália até 2025

Os italianos receberam uma ótima notícia ontem (13/12): foi inaugurada em Roma a primeira unidade da nova rede de recarga Ewiva, uma joint-venture da Enel X com a Volkswagen naquele país. O grande diferencial é que a a Ewiva será especializada em recarga ultrarrapida, com carregadores de até 350 kW (a mesma configuração do carregador público mais rápido da América Latina, instalado em Riviera de São Lourenço, no litoral de São Paulo — veja aqui).

Instalado na Via Flaminia 871, o primeiro eletroposto Ewiva tem nada menos do que 14 pontos de carregamento ultrarrápido, cada um com até 300 kW. Outro destaque é que os carregadores são alimentados a partir de painéis fotovoltaicos, fabricados na 3Sun Gigafactory da Enel Green Power na Sicília, que formam o teto de toda a edificação.

O eletroposto é aberto aos proprietários e motoristas de carros elétricos de qualquer marca e modelo e oferece também um lounge, para uso pelos clientes enquanto aguardam o carregamento dos veículos.

A joint venture divulgou plano de chegar a quinhentos pontos de carregamento instalados por toda a Itália até o final de 2023 e a três mil até o fm de 2025, cada um com até 350 kW e alimentados por energia 100% renovável.

Thomas Schmall, ex-presidente da VW do Brasil e membro do Conselho de Tecnologia do Grupo VW, afirmou que “a expansão da infraestrutura de carregamento desempenha um papel fundamental no sucesso dos carros elétricos. A Enel e a Volkswagen agora uniram forças para enfrentar essa tarefa de maneira direcionada, avançando assim a mobilidade elétrica na Itália”.

Para Elisabetta Ripa, chefe da Enel X Way, “esta joint venture representa um novo marco no esforço contínuo de espalhar a mobilidade elétrica em toda a Itália, acelerando o desenvolvimento de uma rede de carregamento de alta potência de última geração que ajudará a tornar os veículos elétricos a primeira escolha dos motoristas e compradores de veículos”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Gravatar
Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s