Exclusivo: McDonald’s Brasil deverá ter mais carregadores de carros elétricos

Informação é da executiva responsável pela área de sustentabilidade da rede de lanchonetes

McDonald´s de Jaguariúna, SP

O McDonald’s no Brasil deverá seguir o exemplo das unidades de outros países da América Latina como Argentina, Chile, Costa Rica e Panamá para instalar mais carregadores de carros elétricos em seus restaurantes. A informação foi divulgada com exclusividade ao Use Elétrico por Marie Tarrisse, head de sustentabilidade da Arcos Dorados Brasil, franquia do McDonald’s no país.

Atualmente há apenas dois McDonald’s com carregadores para carros elétricos no Brasil, ambos de 7 kW: na loja da Av. Henrique Schaumann, na Capital paulista, desde 2017, e na da cidade de Jaguariúna, na região de Campinas, recém-instalado (veja aqui).

Tarrisse explica que “a Arcos Dorados e os franqueados compartilham de uma mesma estratégia ESG e a pauta da energia renovável está no centro dela. Ampliar a instalação de pontos de carregamento para carros elétricos é uma das 25 iniciativas de desenvolvimento sustentável da Arcos Dorados”.

Marie Tarrisse, da Arcos Dorados

A executiva acrescenta ainda que “as iniciativas [de instalação de carregadores] já em andamento servem de precedentes para futuras instalações em outras unidades McDonald’s. Ações como essa surgem em nossa companhia pois estamos sempre atentos às oportunidades de oferecer conveniência aos clientes e atuar ativamente no incentivo à diminuição do impacto ambiental, assim como nossos franqueados”.

Desta forma, conclui, “já tivemos outros projetos que nasceram em unidades específicas e acabaram sendo expandidos mediante efetividade e estudo de viabilização. Então é uma possibilidade para o futuro [instalar carregadores em outras lojas]”.

Ainda que o carregador da loja do McDonald’s da capital possa ser considerado efetivamente o primeiro (em parceria com a Abravei e BMW), a reportagem apurou que o equipamento apresentou defeito e não funciona mais desde o início de outubro. Assim, a loja de Jaguariúna atualmente é a única com carregador operando – o Use Elétrico fez o teste do equipamento na semana passada, sendo o primeiro veículo de imprensa a usar o carregador.

A reportagem testou o carregador usando um Citroën ë-Jumpy

A iniciativa neste caso partiu do franqueado, o empresário José Saltini, que possui outra loja em Campinas e um quiosque em Pedreira. O carregador fica no estacionamento e está disponível para qualquer usuário, sem custo, porém com recarga restrita a uma hora. O eletroposto é fruto de uma parceria com a EDP e funciona com energia renovável – assim como as instalações do restaurante. 

Saltini explica que foi realizado “um estudo aprofundado, em parceria com a EDP, para avaliar a viabilidade do projeto. Considerando nossa localização, porta de entrada do Circuito das Águas, importante corredor turístico e com grande fluxo de veículos, entendemos que este poderia ser um local estratégico para a instalação de um ponto de carregamento”.

Marie, da Arcos Dorados, por seu lado salienta que “usamos nossa escala e representatividade para implementar e promover mudanças que gerem impacto positivo e estamos cada vez mais comprometidos em expandir iniciativas como essa realizada na unidade de Jaguariúna”.

McCharging?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Gravatar
Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s