Estádio do Pacaembu terá dez carregadores para carros elétricos

E Aeroporto do Galeão também recebe equipamentos para recarga

O Estádio do Pacaembu, em São Paulo, terá nada menos do que dez carregadores para carros elétricos. A informação foi revelada pela CPFL Soluções, que firmou uma parceria com a Allegra Pacaembu – concessionária que assumiu a gestão do complexo esportivo por 35 anos – para instalar um novo sistema elétrico no local, que passa atualmente por obras. A previsão de reinauguração do complexo é para o final deste ano.

Segundo informou a CPFL Soluções com exclusividade ao Use Elétrico, serão instalados no estádio cinco carregadores de 7 kW e mais cinco de 22 kW, considerados pela empresa como semirrápidos, já que trabalharão em corrente contínua.

Além do estádio, o novo Pacaembu terá centro de eventos, arena de jogos, restaurantes, mercado gastronômico, hotel, centro de reabilitação esportiva, galeria de arte, hub de inovação, centro de eventos, boulevard, ginásio esportivo, piscina olímpica e centro de tênis. Os carregadores atenderão aos usuários destes locais, mas ainda não está claro se haverá cobrança pelo serviço – decisão que caberá à concessionária do estádio.

A CPFL Soluções explica que a instalação dos carregadores faz parte de uma completa revitalização da estrutura elétrica do Pacaembu. Com investimento de aproximadamente de R$ 70 milhões, o projeto terá tecnologias aplicadas para a redução do consumo, geração própria e equipamentos preventivos para casos de interrupção do fornecimento de energia e/ou picos de consumo.

Está prevista a instalação de duas usinas fotovoltaicas e uma usina de mini cogeração a gás natural, que juntas serão capazes de gerar 1.670 MWh ao ano. Para garantir o fornecimento em caso de falha na rede elétrica serão instalados quatro geradores e dois bancos de baterias. Esses equipamentos também vão suportar picos de consumo e evitar oscilações, segundo a CPFL Soluções.

Aeroporto do Galeão

Falando ainda em carregadores em locais atualmente cedidos à administração da iniciativa privada, outra novidade é a instalação de equipamentos para recarga no Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro (Aeroporto Internacional Tom Jobim).

A concessionária RIOGaleão, que detém a concessão do aeroporto até 2039, providenciou a instalação de cinco carregadores de 22 kW no estacionamento. Os equipamentos já estão em operação, com funcionamento e gestão via app Tupinambá.

Segundo as informações disponíveis no aplicativo, todos os carregadores têm plugues do Tipo 2 e a recarga é gratuita (cabe, entretanto, lembrança de que há as taxas do estacionamento).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s