Avenger bate ID.Buzz e Ariya e leva o prêmio de Carro do Ano 2023 na Europa

Os três modelos elétricos de três marcas foram os maiores pontuadores da premiação deste ano

We are the champions, my friend…

A Jeep, marca originariamente americana, está em festa na Europa. O Avenger, modelo 100% elétrico menor que o Renegade, acaba de ganhar o título de Carro do Ano 2023 na Europa.

A votação contou com 57 jornalistas de várias publicações especializadas de países da União Europeia.

E a vitória veio até com uma certa goleada. O Jeep recebeu ao todo 328 pontos, enquanto o segundo colocado, o VW ID.Buzz, ficou com 241. Fechou o pódio o Nissan Ariya, com 211 pontos. Os três são modelos 100% elétricos, ainda que o Avenger também seja vendido na Espanha e na Itália em versão com motor a combustão.

Os demais finalistas foram o Kia Niro, o Renault Austral, o Peugeot 408 e o Toyota bZ4X/Subaru Solterra.

Também concorreram na primeira fase mas não se classificaram à finalíssima Alfa Romeo Tonale, BMW X1 e i7, Citroën C5 X, Dacia Jogger, Honda Civic, Kia Sportage, Lexus RZ, Mazda CX-60, Mercedes-Benz GLC, EQE e SL, MG 4 e 5, Nissan X-Trail, Opel Astra, Land Rover Range Rover e os Toyota Aygo X, Corolla Cross e GR 86.

O anúncio do vencedor do concurso Carro do Ano da Europa foi antecipado neste 2023. Geralmente o campeão é anunciado em março, durante o Salão de Genebra. Desta vez, entretanto, aconteceu em janeiro, no Salão de Bruxelas, na Bélgica. Isso porque o tradicional salão suíço foi transferido para Doha, no Catar, e acontecerá somente em outubro – a mostra foi cancelada por três anos consecutivos devido à pandemia de Covid-19.

VW ID.Buzz, vice-campeão do Carro do Ano 2023 na Europa
Nissan Ariya fechou o pódio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Gravatar
Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s