Modelo X-Trail foi o escolhido para estrear o sistema na América do Sul

Em agosto do ano passado a Nissan anunciou que venderia na América do Sul, a partir de 2023, veículos com a sua exclusiva tecnologia e-Power (veja aqui). Na ocasião, porém, a montadora não revelou nem o modelo nem o mercado que marcariam a estreia do sistema na região.
Essa resposta surgiu agora em janeiro – e a notícia não é das mais animadoras para os brasileiros.
O Chile foi escolhido como o primeiro mercado da América do Sul a receber um veículo com o sistema e-Power, e o modelo eleito foi o SUV X-Trail. A comercialização começou ontem (12/1) e segue até 30 de janeiro exclusivamente em sistema de pré-venda pelo site da montadora no país – são nove unidades disponíveis. A partir de 31 de janeiro a venda passará a ocorrer nas concessionárias, de forma tradicional.

No Chile serão oferecidas duas versões do X-Trail e-Power, Advance e Exclusive. Os preços anunciados vão de $ 40.290.000 a $ 42.290.000 pesos chilenos, respectivamente, o que dá de R$ 251 mil a R$ 264 mil em conversão direta.
E ao que tudo indica o Brasil não deverá ser nem mesmo o segundo país da América do Sul a receber um Nissan com a tecnologia e-Power. Isso porque a Nissan da Argentina anunciou no início desta semana que o mesmo X-Trail e-Power também será vendido por lá, a partir de meados deste ano.
Enquanto isso nenhum comunicado a respeito do lançamento de qualquer modelo com a tecnologia e-Power foi emitido pela Nissan do Brasil.

A tecnologia e-Power, exclusiva da Nissan, é interessante por dar ao consumidor a chance de ter um carro que roda 100% do tempo como elétrico mas que se abastece como um veículo a combustão, com gasolina. Ele não é recarregado externamente, como os elétricos convencionais e os híbridos plug-in.
A maior diferença para um híbrido convencional é que, ao contrário deste, no e-Power apenas o motor elétrico traciona as rodas, enquanto nos híbridos os dois motores, elétrico e combustão, podem fazer esse papel, dependendo da situação.
