Toyota poderá fabricar novo híbrido a etanol no Brasil, revela governo de SP

Governador do estado se reuniu com executivo global da montadora em Davos

Tarcísio de Freitas (esq.) e Gill Pratt, da Toyota, em Davos, na Suíça

A Toyota poderá fabricar no Brasil um novo modelo híbrido cujo motor a combustão será abastecido somente com etanol. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (19/1) pela assessoria de comunicação do Governo do Estado de São Paulo, onde a montadora possui três fábricas – Indaiatuba, Sorocaba e Porto Feliz (esta, exclusiva para motores).

Segundo comunicado do governo do estado o governador Tarcísio de Freitas se reuniu com o CEO do Toyota Research Institute, Gill Pratt, durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça – o executivo fica sediado nos Estados Unidos.

“Pratt compartilhou os planos da Toyota para investimentos em novos modelos de carros, com foco nos híbridos que a companhia pretende lançar no Brasil. Este modelo tem uma proposta mais sustentável e irá utilizar o etanol como combustível”, afirma nota enviada pela assessoria do governador.

A nota complementa dizendo que “outro ponto importante discutido na reunião foi a possibilidade de tornar essa tecnologia, que ainda é nova no país, mais acessível para toda a população”.

Ainda de acordo com o governo de São Paulo “o governador também foi convidado para visitar uma das fábricas da empresa para que possa conhecer este novo modelo de carro híbrido” – clara indicação que ao menos um protótipo já existe, mesmo que venha a ser somente o powertrain híbrido-etanol em um modelo já fabricado.

Oficialmente a Toyota do Brasil informou ao Use Elétrico que trata-se de um projeto em desenvolvimento e que não há nenhuma decisão definitiva sobre a possível produção deste novo modelo (ou desta tecnologia) no Brasil.

Não custa lembrar que a Toyota é a única montadora a produzir no Brasil veículos híbridos em alto volume, os Corolla sedã e Corolla Cross com motorização híbrida-flex. No ano passado esses modelos venderam, juntos, mais de 19 mil unidades. A Toyota, inclusive, vende no Brasil mais híbridos do que todos os demais concorrentes somados.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Gravatar
Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s