Renault venderá kits de retrofit elétrico para Twingo e outros modelos clássicos

Modelos serão estrelas da feira Retromobile, em fevereiro

A Renault francesa anunciou ontem (25/1) que fechou uma parceria com a empresa local R-Fit para fornecer kits de retrofit elétrico para alguns de seus modelos clássicos, como o Renault 4, o Renault 5 e a primeira geração do Twingo.

Hugues Portron, diretor de The Originals Renault, celebrou: “Estamos muito felizes com o lançamento desses kits elétricos retrofit, que permitirão aos amantes de carros clássicos e aos jovens dirigir na França nossos icônicos modelos Renault 4, Renault 5 e Twingo movidos a eletricidade. Além da economia circular criada por esses novos ajustes de motores elétricos, os kits de retrofit elétricos oferecem uma solução que combina o prazer de dirigir com economia e confiabilidade sem tirar nada do estilo e do design original desses amados clássicos atemporais”.

O primeiro kit a ser lançado será para o Renault 4, em 1º. de fevereiro, por € 11.900 (cerca de R$ 66 mil em conversão direta), incluindo instalação e impostos. O kit retrofit para o Renault 5 está agendado para ser lançado em setembro deste ano, e para o Twingo algum tempo depois (ainda sem data confirmada).

A Renault explica que uma vez que o veículo tenha sido adaptado, o proprietário recebe todas as certificações e documentos de registro necessários, incluindo a indicação do tipo de combustível como Eletricidade (EL) em vez de Gasolina (ES).

Segundo a montadora esses kits de conversão passaram por vários testes de certificação da UTAC (sindicato francês dos técnicos de automóveis, motocicletas e bicicletas), e oferece um nível de segurança que atende aos padrões do mercado. Além disso os modelos convertidos também são elegíveis a receber subsídios nacionais e regionais para EVs na França, dependendo da renda do proprietário e da região do país em que reside.

Em comunicado, a Renault disse que “a conversão de veículos antigos para elétricos aumenta sua vida útil e significa que eles não geram mais emissões de CO2, e é por isso que eles são particularmente adequados para as condições de direção urbana moderna, especialmente em zonas de baixas emissões”. E complementa afirmando que “ao lançar estes kits elétricos de retrofit para seus modelos mais icônicos a Renault demonstra mais uma vez sua vontade de modernizar a marca, reforçando sua posição como fabricante líder de veículos elétricos urbanos que atendem às necessidades do usuário moderno”.

A marca liberou ainda os dados do retrofit elétrico para o Renault 4. São eles:

  • Câmbio manual mantido original
  • Distribuição de peso inalterada
  • Autonomia de aproximadamente 80 km
  • Carga completa em três horas e meia
  • Medidor eletrônico de carga da bateria
  • Recarga em plugue doméstico de 16A – 220 V
  • Bateria de 105 V com capacidade de 10,7 kWh
  • Motor de 5 kWp/48 kWp
  • Garantia de dois anos

Estrelas do Retromobile 2023

Os três modelos retrofit elétricos prometem ser as estrelas do estande da Renault na edição 2023 do Retromobile, uma das feiras de veículos antigos mais tradicionais e importantes do mundo – esta será sua 47ª. edição.

A feira acontecerá em Paris de 1º. a 5 de fevereiro e marcará a primeira aparição pública dos modelos retrofit da Renault.

O estande da marca, de 600 m2, trará também uma homenagem especial ao Twingo, que além de ganhar o kit retrofit também comemora aniversário de 30 anos de seu lançamento, em 1993.

Informações complementares sobre a R-Fit, parceira da Renault nessa iniciativa, podem ser encontrados no site da empresa.

VEJA TAMBÉM:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s