Confira os elétricos e híbridos mais vendidos na primeira metade de fevereiro

BYD surpreende e já ocupa lugares no pódio em 2023

A lista dos modelos eletrificados mais vendidos no Brasil neste início de ano revela, por um lado, cenário parecido com o do ano passado, mas também traz algumas surpresas.

Nos modelos 100% elétricos, de acordo com levantamento exclusivo preparado pelo consultor Marcelo Cavalcante, nesta primeira metade de fevereiro o Volvo XC40 continua ocupando o topo do ranking, com 146 unidades. O modelo também é o líder do ano até agora (somando o resultado de janeiro), com 302 emplacamentos.

Na segunda posição do mês até agora está o Citroën ë-Jumpy, com 71 unidades vendidas. Como o utilitário teve somente duas unidades registradas em janeiro, ficou com 73 no acumulado, sexto posto no geral.

Na terceira colocação da primeira metade de fevereiro ficou outro Volvo, o C40, com 55 unidades. No acumulado de 2023 tem 85, o que lhe confere o quarto lugar da tabela.

A seguir em fevereiro está uma novidade, o BYD Yuan Plus, com 37 emplacamentos. Como o modelo fechou janeiro com 79 unidades, tem na soma geral deste ano 116 unidades vendidas, o que lhe dá a terceira posição do ranking geral.

O segundo colocado no geral dos elétricos em 2023 é o Renault Kwid E-Tech, com 140 unidades. Destas, porém, 127 foram vendidas em janeiro. Nesta primeira metade de fevereiro foram somente 13, o que representa a oitava posição da lista parcial.

Se o BYD Yuan Plus é o destaque positivo do ano até agora, o Caoa Chery iCar é o destaque negativo. O modelo, que chegou a ocupar a liderança mensal de vendas de elétricos em agosto do ano passado, emplacou somente seis unidades em 2023, sendo cinco em janeiro e uma em fevereiro. Procurada pelo Use Elétrico, a Caoa Chery afirmou que está em vias de importar um terceiro lote do modelo para o mercado nacional.

Híbridos

Nos híbridos (de todos os tipos) a liderança folgada continua nas mãos do Toyota Corolla Cross, com 538 unidades até o dia 15 em fevereiro e 1.236 na soma do ano.

Em seguida vem o irmão Toyota Corolla (sedã) com 342 neste mês e 877 no geral, vice-líder nos dois quesitos.

A seguir vêm dois modelos da Caoa Chery, Tiggo 8 e Tiggo 5X, com 187 e 181 emplacamentos, respectivamente, na primeira metade deste mês. No acumulado do ano eles têm, pela ordem, 521 e 390 unidades comercializadas.

Com isso descem um degrau cada no ranking acumulado de 2023 para o Volvo XC60, com 750 emplacamentos. Na primeira metade de fevereiro, porém, o modelo ficou imediatamente atrás dos Caoa Chery, com 172 unidades.

Confira o quadro completo de vendas de elétricos e híbridos por modelo preparado pelo consultor Marcelo Cavalcante:

Marcas

Por montadoras o ranking parcial de vendas em fevereiro aponta a Volvo na liderança dos elétricos, seguida por Citroën, BYD, BMW e Jac Motors fechando o top-5. No acumulado do ano a ordem aponta Volvo, BYD, Renault, BMW e Nissan nos cinco primeiros.

Na lista dos híbridos a primeira – adivinhe? – é a Toyota, tanto na parcial de fevereiro quanto no ano. A Caoa Chery é a segunda colocada também nos dois casos, assim como a Volvo fechando o pódio em ambas as análises.

A BMW é a quarta no geral, mas na primeira metade de fevereiro perdeu este posto para a Honda. A quinta colocada no acumulado do ano é a Kia, a sétima na primeira quinzena deste mês.

Confira o quadro completo de vendas de eletrificados por marca preparado pelo consultor Marcelo Cavalcante:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s