Weg construirá nova fábrica de packs de baterias de lítio no Brasil

Investimento de R$ 100 milhões visa atender demanda crescente no país

A Weg investirá R$ 100 milhões até 2024 para expansão da capacidade de produção de packs de baterias de lítio no Brasil. A informação foi divulgada pela empresa por meio de comunicado ao mercado emitido ontem (27/2) e assinado por André Menegueti Salgueiro, diretor de finanças e relações com investidores – a Weg é uma companhia aberta, com ações negociadas na bolsa de valores.

Segundo o comunicado, além de aumentar as dimensões do prédio atual de fabricação a Weg também construirá uma nova fábrica “para atender a demanda crescente do mercado de mobilidade elétrica e sistemas de armazenamento de energia”. Os investimentos serão aplicados no próprio parque fabril de Jaraguá do Sul (SC), cidade-sede da companhia.

A companhia informou ainda que o cronograma de investimentos e expansão foi dividido em duas etapas: a primeira envolve a ampliação imediata do prédio de fabricação atual e a segunda prevê a conclusão da nova fábrica de packs de baterias no primeiro semestre de 2024.

Segundo o comunicado com estes novos investimentos a área construída disponível para a fabricação de packs de baterias será de aproximadamente 6.000 m², seguindo um modelo de construção modular que permite o aumento gradual e contínuo da capacidade de produção “para atender às necessidades de expansão da companhia ao longo dos próximos anos”.

O projeto deverá gerar aproximadamente 140 novos empregos e contará com sistemas de automação, digitalização e indústria 4.0 fornecidas pela própria Weg.

Carlos José Bastos Grillo, diretor superintendente Weg Digital e Sistemas, explica: “Estamos realizando investimentos fundamentais para atender à crescente demanda do mercado de mobilidade elétrica no país, principalmente para o segmento de ônibus e caminhões. Com a conclusão de todas as fases do investimento, alcançaremos capacidade para oferecer mais de 1GWh de Packs de Baterias por ano, envolvendo vários módulos, células de íons de lítio e sistemas de gerenciamento eletrônico, refrigeração e de segurança, entre outros itens”.

O executivo acrescenta que “com este investimento reforçaremos no Brasil nossa atual capacidade de desenvolvimento de soluções locais para armazenamento de energia por bateria (BESS), bem como ampliaremos ainda mais a oferta de packs de baterias para o mercado naval, que busca também soluções eletrificadas para redução de emissões”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s