Exclusivo: ranking de vendas de eletrificados por modelo em fevereiro e no bimestre

BYD já se consolida na segunda posição nos elétricos

O consultor Marcelo Cavalcante forneceu em primeira mão ao Use Elétrico o ranking completo de vendas de veículos eletrificados no Brasil em fevereiro e no primeiro bimestre, entre outros dados relevantes para o segmento. Vamos aos números:

Nos elétricos o Volvo XC40 prossegue na liderança no acumulado do ano, tendo a companhia do Renault Kwid E-Tech na segunda posição e de um surpreendente BYD Yuan Plus na terceira – que por apenas três unidades não foi o vice-líder do período. Volvo C40 e Nissan Leaf completam os cinco primeiros.

A ordem do ranking em fevereiro, isoladamente, foi XC40, Citroën ë-Jumpy, Yuan Plus, C40 e BMW iX, respectivamente, do primeiro ao quinto posto.

Nos híbridos a ponta prossegue com os irmãos Corolla, com o Cross na liderança e o sedã atrás, seguidos do Volvo XC60 e dos Caoa Chery Tiggo 8 e 5X fechando o top-5 do primeiro bimestre.

Tomando-se a análise somente do mês passado os Toyota seguiram à frente na mesma ordem, com os Tiggo à frente do XC60 na lista dos cinco primeiros. Destaque para o novo Civic em sexto e o BYD Song Plus em sétimo – somente estes sete conseguiram números acima de uma centena em fevereiro.

Em marcas, BYD é vice

Por marca, segundo o levantamento do consultor Marcelo Cavalcante, o bimestre tem a Volvo à frente nos elétricos e a Toyota na liderança dos híbridos: até aí, nenhuma surpresa.

Quem está avançando claramente nos elétricos é a BYD, que no acumulado do ano já está isolada na segunda colocação: não incomoda a Volvo, mas também já abriu distância razoável da Renault, a terceira do período. A francesa, porém, está sendo acossada fortemente pela BMW. Jac e Nissan disputaram palmo a palmo a quinta posição, com vantagem de apenas um carro para a chinesa.

Nos híbridos a Toyota já está abrindo boa margem à frente no bimestre. A Caoa Chery é a segunda, sendo que mais da metade de suas vendas totais na soma de janeiro e fevereiro foram do segmento de híbridos. Volvo, BMW e Kia, pela ordem, fecham os cinco primeiros.

Análise dos resultados totais

Ainda de acordo com levantamento do consultor Marcelo Cavalcante cedido com exclusividade ao Use Elétrico o mercado de elétricos cresceu 80% no Brasil no primeiro bimestre ante o mesmo período de 2022. Nos híbridos o avanço também foi notável, de 41%.

Como comparação o mercado total, segundo a Fenabrave, subiu 4,4% no primeiro bimestre – considerando apenas automóveis e comerciais leves.

Já isoladamente em fevereiro, na comparação com janeiro, as vendas de elétricos caíram 16% e as de híbridos 2,4%. Isso ocorreu principalmente pelo fato de fevereiro ter um menor número de dias úteis ante janeiro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s