Participação dos eletrificados passa de 3,5% no Brasil e bate novo recorde

Híbridos, isoladamente, romperam marco inédito de 3%

A participação de mercado dos veículos eletrificados no Brasil bateu um novo recorde no primeiro bimestre de 2023, ultrapassando pela primeira vez a fatia de 3,5% em um período acumulado. Segundo dados revelados pela Anfavea nesta segunda-feira (6/3), na soma de janeiro e fevereiro de 2023 o índice de participação de elétricos e híbridos nas vendas totais de veículos leves no mercado brasileiro foi até maior, alcançando pela primeira vez na história 3,6%.

Como referência os eletrificados encerraram 2022 com 2,5% de participação de mercado, o que já representou um novo índice histórico.

Os maiores responsáveis por esse novo feito foram os veículos híbridos, que em fevereiro ultrapassaram pela primeira vez a barreira dos 3%, batendo nos 3,1% — até então o melhor resultado havia sido o de janeiro de 2023, com 2,9%.

Já os 100% elétricos fecharam fevereiro com 0,5%, abaixo de janeiro (0,6%). O melhor índice dos BEVs permanece sendo o alcançado em setembro de 2022, com 0,8%.

Ainda assim a velocidade do crescimento da participação dos modelos eletrificados no mercado interno nacional é impressionante. Em 2021 o índice fechou em 1,7% e, em 2020, em 1%.

Com o índice do bimestre os eletrificados abriram bastante margem no mercado para os modelos movidos só a gasolina (geralmente modelos importados mais caros, concorrentes diretos de elétricos e híbridos): estes fecharam o bimestre com 2,4% de fatia de mercado. Os flex fuel têm 82,9% e os diesel 11,2%, sempre de acordo com a Anfavea.

LEIA TAMBÉM:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Gravatar
Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s