Montadora chinesa ultrapassou a concorrente sueca nas primeiras duas semanas do mês

As primeiras semanas de março podem ter marcado um momento histórico para o mercado nacional de veículos elétricos. A BYD assumiu pela primeira vez a liderança de vendas do segmento no País no resultado parcial do mês, ultrapassando a Volvo, segundo levantamento do consultor Marcelo Cavalcante, com base nos números do Renavam, fornecido com exclusividade ao Use Elétrico.
Em março, computados os resultados até o dia 10 (a última sexta-feira), a BYD emplacou 44 veículos elétricos no Brasil, fechando o período na liderança. A Volvo registrou 42 unidades licenciadas no mesmo comparativo.
No acumulado do ano, porém, a Volvo ainda está bem à frente, com vantagem de 208 unidades (como referência a BYD vendeu em janeiro 117 unidades e, em fevereiro, 98). A tendência, porém, é de enxugamento rápido dessa margem, por quatro razões principais.
A primeira é que a BYD tem em oferta no Brasil atualmente cinco modelos elétricos leves (Han, Tan, Yuan Plus, D1 e eT3) contra somente dois da Volvo (XC40 e C40). A segunda: a linha da montadora chinesa é bem mais nova e variada do que a da sueca, com diversos lançamentos recentes – o que historicamente atrai mais o consumidor brasileiro. A terceira: a BYD também está com uma rede fresquinha, recém-instalada, ávida por resultados, com muitas ações de marketing regionais espalhadas pelo Brasil. E a quarta: segundo fontes de mercado os modelos da Volvo estão em falta no Brasil, enquanto a BYD acabou de receber um carregamento de setecentos veículos (dos modelos Tan, D1, eT3 e o híbrido Song Plus) no Porto de Vitória.
Nos híbridos o ranking segue o fluxo dos últimos meses: Toyota à frente por ampla margem, seguida de Caoa Chery e Volvo.
Confira a tabela completa:

Por modelos, nas primeiras duas semanas de março, o Volvo XC40 ainda lidera nos elétricos, mas é acossado ferozmente pelo BYD Yuan Plus, com apenas duas unidades de diferença entre eles. O BMW iX fecha o pódio parcial.
Nos híbridos o Volvo XC60 se intromete entre os Corolla Cross e sedã no pódio da primeira parcial de março.
E no acumulado do ano o XC40 segue bem à frente nos elétricos, mas já tendo o Yuan Plus como vice-líder, enquanto nos híbridos os irmãos Corolla não parecem ser ameaçados.


O Use Elétrico agradece mais uma vez ao consultor Marcelo Cavalcante pelo levantamento e pelas informações nele contidas cedidas à reportagem.
Não conhecia, antes de hoje, nenhum texto de Marcos Rozen e, por um acaso destes (embora muitos digam que acasos não existam), acabei me defrontando com uma pérola https://autoesporte.globo.com/carros/colunistas/post-coluna/2023/03/funcionario-que-montou-os-primeiros-fuscas-do-brasil-viu-jk-e-foi-demitido-por-denunciar-caso-de-corrupcao.ghtml Na minha humilde opinião, este texto é de uma singeleza, de uma beleza, de uma naturalidade que chega quase ser uma poesia.
Ler seu texto foi incrível, xará!
Obrigado e parabéns!
CurtirCurtir
Muito obrigado pelas gentis palavras. Foi o Fritz que ajudou a me inspirar 🙂
CurtirCurtir