Ele sucede a Adalberto Maluf, que se desligou da associação pelo MMA

Ricardo Bastos, diretor de Relações Institucionais e Governamentais da GWM Brasil, é o novo presidente da ABVE, Associação Brasileira do Veículo Elétrico, entidade que reúne os fabricantes do setor.
Ele foi eleito na última segunda-feira (27/3), pelo Conselho Diretor da ABVE — recebeu 16 de 23 votos possíveis. Bastos ocupará a presidência da ABVE até assembleia marcada para 14 de abril, quando seu nome será submetido a referendo pelos associados com direito a voto.
Uma vez confirmado pela assembleia, Bastos permanecerá na presidência em mandato-tampão até abril de 2024, já que ele substitui Adalberto Maluf, que renunciou em 21 de março para assumir o cargo de Secretário Nacional de Meio Ambiente Urbano e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente. Ele também se demitiu da BYD, onde era diretor desde 2014 — inicialmente de de assuntos governamentais e marketing e atualmente de comunicação, sustentabilidade e assuntos corporativos.
Em postagem no LinkedIn, Maluf declarou que “a ABVE não poderia ter escolhido um nome melhor para a presidência do conselho da entidade. Ricardo Bastos é um dos principais nomes do setor automotivo no Brasil e uma grande referência a todos do setor. Sua larga experiência e capacidade de conciliar interesses e posições será primordial para que o Brasil possa avançar na agenda da descabonização, ao mesmo tempo em que concilia as agendas dos biocombustíveis, da cadeia do lítio e os interesses dos consumidores”.
Bastos começou sua carreira no setor automotivo na Ford, onde ficou por dez anos (1997 a 2007) e chegou a gerente de assuntos governamentais. Depois esteve por 12 anos na Toyota (2007 a 2019) e chegou a diretor de assuntos governamentais, relações públicas e comunicação. Após quase três anos longe do setor, retornou no fim do ano passado como diretor de relações institucionais e governamentais da GWM, a Great Wall Motors.
Em postagem no LinkedIn, Bastos comentou: “Gostaria de agradecer aos meus colegas e amigos de diretoria pela confiança e, principalmente, por estarmos juntos na transformação da indústria automotiva brasileira, foco no meio ambiente e no acesso às tecnologias limpas e sustentáveis”.
Em comunicado da ABVE, o dirigente completou afirmando que “nosso papel à frente da ABVE será construir pontes e estabelecer um diálogo amplo, profundo e respeitoso com todas as entidades empresariais e instâncias governamentais envolvidas com a eletromobilidade, e reafirmar o nosso firme compromisso com a agenda do transporte elétrico limpo e sustentável no Brasil. Vamos procurar dar continuidade ao excelente trabalho iniciado por Adalberto Maluf à frente da ABVE”.
Ele resumiu suas prioridades em cinco pontos:
1) Apoio às políticas públicas de incentivo à mobilidade elétrica, nos planos federal, estadual e municipal;
2) Consolidar a cadeia produtiva da eletromobilidade no Brasil, integrando a indústria de veículos à de infraestrutura, peças e componentes e prestadoras de serviço;
3) Aprofundar os vínculos entre a ABVE e as universidades, com o objetivo de produzir um conjunto de estudos de referência sobre eletromobilidade no Brasil;
4) Ampliar a produção de informações inéditas, relevantes e sistemáticas sobre o mercado da eletromobilidade, por meio da ABVE Data, braço técnico e estatístico da ABVE;
5) Defesa de um Plano Nacional de Eletromobilidade, por meio de amplo diálogo com o Governo Federal e o Congresso Nacional, em sintonia com os governos estaduais e municipais, empresas, investidores e universidades.