Eletrificados batem novo recorde de venda no Brasil para o primeiro trimestre

Híbridos têm o melhor trimestre da história, com quase 13 mil emplacamentos

Os modelos eletrificados (ou seja, híbridos e elétricos) acabam de bater um novo recorde de vendas no mercado brasileiro. De acordo com dados obtidos pelo consultor Marcelo Cavalcante ([email protected]), repassados com exclusividade ao Use Elétrico, apenas em março foram emplacados quase seis mil unidades do segmento – foram 5.984 veículos, segundo dados prévios.

Com isso o primeiro trimestre fechou com quase 15 mil unidades de eletrificados leves emplacadas – exatas 14.784, melhor primeiro trimestre da história para o segmento e crescimento relevante de 49,6% ante o primeiro trimestre de 2022, de 9.883 unidades.

O avanço é ainda mais notável quando observa-se o primeiro semestre de 2021, que fechou com 4.582 unidades emplacadas. Isso significa que em apenas dois anos as vendas de eletrificados no Brasil triplicaram no período.

Ao todo o primeiro trimestre de 2023 foi o segundo melhor da história para os eletrificados, atrás apenas do quatro trimestre de 2022 (com 15.030 unidades) e à frente do terceiro trimestre do ano passado (com 14.770).

O maior destaque da soma dos três primeiros meses do ano foram os veículos híbridos (HEV + PHEV + MHEV), que bateram o recorde de vendas no mercado nacional para um trimestre, com 12.814 unidades vendidas. Até então o trimestre anterior, o último de 2022, havia sido o melhor para os híbridos, com 12.778.

Na comparação com o primeiro trimestre de 2022 as vendas de modelos híbridos no Brasil cresceram 49,1%.

Já os modelos leves 100% elétricos chegaram a 1.970 unidades no primeiro trimestre deste ano, quarto melhor resultado para um período trimestral da história, atrás do terceiro, quarto e segundo trimestres do ano passado, pela ordem – respectivamente, 2.794, 2.252 e 2.103 unidades. Mas em comparação com o primeiro trimestre de 2022, de 1.291 unidades, o crescimento foi de 52,6%.

Um comentário

  1. Detesto essa classificação de eletrificados incluindo os híbridos, já que não tem respaldo oficial.
    De onde saiu isso?
    Incluir os híbridos como se tivessem alimentação elétrica?
    Eletrificados deveriam ser apenas os puramente elétricos e os plug in.
    Se assim fosse, o meu carro Tb seria eletrificado, por ter bomba de combustível e outros equipamentos elétricos!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Gravatar
Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s