Distrito Federal e Espírito Santo fecham o top-5

Os estados de São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro, pela ordem, foram os que mais registraram vendas de automóveis elétricos no primeiro trimestre de 2023. O dado foi revelado pelo consultor Marcelo Cavalcante em seu blog.
A informação é relevante pois demonstra um comportamento distinto do mercado total. Segundo números da Anfavea, no ano passado os estados com mais vendas de veículos no Brasil (ao todo) foram, pela ordem, Minas Gerais, São Paulo e Paraná. Nos 100% elétricos, porém, segundo os dados compartilhados pelo consultor, Minas Gerais é apenas o oitavo do ranking.
Na tabela dos elétricos Distrito Federal e Espírito Santo fecham o top-5 dos estados com melhor desempenho, enquanto no mercado total Rio Grande do Sul e Santa Catarina, pela ordem, ocupam esse espaço. No ranking dedicado apenas a elétricos estes estados ocupam, respectivamente, a sexta e sétima colocações.
Um dado curioso é que o Distrito Federal e o Espírito Santo estão rigorosamente empatados no resultado do primeiro trimestre deste ano, com 172 unidades emplacadas em cada um, o que equivale a 8,71% do mercado nacional de elétricos, segundo o levantamento.

Por regiões o Sudeste respondeu por quase metade de todas as vendas de carros elétricos no Brasil neste primeiro trimestre de 2023, com 48% do total. Aqui entra um dilema de Tostines: vendem-se mais elétricos no Sudeste porque esta é a região com a melhor infraestrutura de carregamento ou a região tem a melhor infraestrutura de carregamento porque é a que vende mais elétricos?
A seguir, pela ordem, vieram a região Sul (26%), a Centro-Oeste (12%), a Nordeste (11%) e a Norte (2%).
Ou seja: somadas, as regiões Sudeste e Sul do Brasil responderam por praticamente 75% das vendas de carros elétricos no Brasil de janeiro a março de 2023.

O Futuro é Elétrico e Digital.
CurtirCurtir