Anfavea promoverá grande evento sobre veículos elétricos em junho

Associação promete que será o maior do gênero na América Latina

Concepção artística da área de exposição

A Anfavea anunciou nesta segunda-feira (8/5) que realizará um grande evento sobre carros elétricos no Brasil. Denominado “Anfavea: Conduzindo o Futuro da Eletrificação no Brasil”, a mostra acontecerá daqui pouco mais de um mês, em 14 de junho (uma quarta-feira), no Cento de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.

Segundo Márcio de Lima Leite, presidente da associação, haverá no local uma exposição com mais de 50 veículos elétricos, entre leves, pesados e máquinas agrícolas. Serão mostrados também componentes para veículos elétricos.

A Anfavea explicou que os públicos-alvo do evento são especialmente o governo, os poderes executivo, legislativo e judiciário, além de academia, setor privado e imprensa.

Na programação de painéis de debates, entre os temas previstos estão:

  • Experiências internacionais de mobilidade elétrica veicular;
  • Produção local de veículos elétricos e baterias;
  • Cadeia de fornecimento de peças, componentes e tecnologia;
  • Infraestrutura de geração, transmissão e distribuição de energia; e
  • Novas tecnologias e materiais usados na eletrificação.

Lima Leite afirmou considerar este “um evento histórico”, que vai “apresentar a nossa visão, das montadoras, da Anfavea, sobre a eletrificação”. O dirigente acrescentou que “as mesmas montadoras que estão investindo [na produção de elétricos] na Ásia e na Europa são as que estão aqui. Temos tempo de aprender várias lições das montadoras em outros mercados. Vamos mostrar a experiência internacional”.

Concepção artística da área de exposição

O dirigente deixou bem claro que o evento é relacionado particularmente aos veículos elétricos, e não aos eletrificados (ou seja, não incluirá diretamente os híbridos). Segundo ele, o objetivo final do evento é fazer com que o segmento de elétricos no Brasil (BEVs) alcance “um crescimento contínuo, preparado e com infraestrutura adequada”.

Ele procurou reforçar que o evento trará “a visão europeia, asiática e americana [das montadoras]”, para debater “o desafio [da eletrificação] para o Brasil do ponto de vista de quem faz o investimento”.

Sobre a escolha de Brasília para a realização do evento, Lima Leite justificou que a Capital Federal “representa o local mais importante para o diálogo com a indústria. Vamos levar a indústria até Brasília”. O presidente da Anfavea, porém, afirmou que o evento também será realizado depois em São Paulo, “oportunamente”.

O local onde será realizado o evento fica a 10 minutos de carro do Palácio do Planalto e do Congresso Nacional.

Em janeiro a Anfavea já havia anunciado intenção de promover um seminário para debater a eletrificação no Brasil, agendado inicialmente para o primeiro trimestre, mas que acabou não acontecendo. Agora a proposta voltou com força total – e ampliada.

Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea

LEIA TAMBÉM:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Gravatar
Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s